Vivagreen

Orgânicos

Como é feita a Certificação de Orgânicos?

28 de julho, 2015

Entenda os processos que envolvem a certificação de produtos orgânicos no Brasil

“Os produtos orgânicos estão ganhando a mesa dos brasileiros”. Essa é a afirmação do projeto Organicsnet. Segundo eles, em 2014, o consumo de produtos orgânicos teve um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, movimentando o montante de 2,5 bilhões de reais ao longo do ano.

Que os alimentos orgânicos são muito mais saudáveis, nutritivos e saborosos, isso todo mundo já sabe. O que talvez fuja ao conhecimento de boa parte da população são os processos pelos quais esses alimentos devem passar para serem reconhecidos e certificados como orgânicos.

Por isso, que tal saber mais sobre os tipos de certificação e como elas funcionam na prática? Confira!

Tipos de Certificação de Orgânicos
Existem três diferentes processos para obter a certificação orgânica no Brasil: a Certificação por Auditoria, o Sistema Participativo de Garantia e a Organização de Controle Social. Esses processos funcionam de diferentes maneiras e atendem as diferentes classes, como a agricultura familiar, o pequeno e o grande agricultor.

• Certificação por Auditoria
A Certificação por Auditoria é o processo mais comum entre os grandes produtores orgânicos. Nele, uma empresa de auditoria é contratada para vistoriar as instalações e todas as etapas de fabricação do produto, que devem estar em conformidade com as exigências sanitárias, trabalhistas e com as normas de produção orgânica, que proíbem o uso de qualquer aditivo químico, desde o plantio até o armazenamento e transporte. A empresa contratada vistoria o local de produção duas vezes ao ano e possui autonomia para avaliar, orientar e certificar os produtos como verdadeiramente orgânicos. Ao fim da avaliação, caso tudo esteja dentro do padrão, o produto é certificado e recebe o selo de orgânico que garante a conformidade da produção com as regras e padrões nacionais e internacionais.

• Sistema Participativo de Garantia
No Sistema Participativo de Garantia, os produtores agrícolas se unem para vistoriar uns aos outros, garantindo a regularidade das etapas de produção, armazenamento, transporte e comercialização dos produtos, com base nas leis que regem a produção de orgânicos. As certificadoras que atuam através desse sistema devem possuir um Opac – Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade, legalmente registrado no Ministério da Agricultura. Para fazer parte do Sistema Participativo de Garantia, o agricultor, geralmente de pequeno porte, deve entrar em contato com o Opac e entregar toda a documentação necessária. Depois, o local de produção recebe a visita de inspetores duas vezes ao ano e o próprio Opac define se o produto pode receber a certificação ou não.

• Organização de Controle Social
Já no caso da Organização de Controle Social, o agricultor, que neste caso é o familiar, pode comercializar o excedente da sua produção, isenta de qualquer aditivo químico, desde que faça parte de um grupo de controle social reconhecido junto à Superintendência Federal da Agricultura da região onde ele mora. Depois de comprovar a capacidade de produção orgânica, a plantação também passa por uma vistoria, assim como nos outros processos.

Agora que você já sabe como são feitos os processos de certificação de produtos orgânicos no Brasil, aproveite para incluir mais saúde no seu cardápio diário.

Certificação da Jasmine
A nossa linha de orgânicos é devidamente certificada pela IBD Certificações. Nas embalagens, você pode conferir a presença dos selos IBD Orgânico e o de Produto Orgânico Brasil, que são usados em conjunto para identificar a conformidade com as exigências de todas as certificações da IBD no mercado brasileiro.

selo

Sugestão Jasmine
Entre os nossos produtos você também encontra uma linha especial de orgânicos que inclui cookies, grãos e farinhas integrais, bebidas vegetais e muitas outras opções deliciosamente saborosas e nutritivas para o seu dia a dia. Confira!

Fontes:Blog Jasmine, Globo.com; AssociaçãoOrganicsnet; Ass de Agricultura Orgânica e IBD Certificações.

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts