A Rede Brasileira do Pacto Global se junta à importante iniciativa do CEBDS de lançamento desta publicação, que se dedica aos pequenos e médios agricultores, e reconhece a relevância do material no apoio à prosperidade das comunidades rurais. O setor de agronegócio é uma das crescentes prioridades da Rede Brasileira do Pacto Global.
O estímulo a essa atuação partiu do Pacto Global das Nações Unidas, que em 2014 lançou os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA), após um processo amplo e inclusivo de consultas com mais de mil empresas, agências da ONU e organizações da sociedade civil comprometidas com o tema.
Alinhado com esses Princípios, em especial ao de nº 04, que é o de “Respeitar os direitos humanos, criar trabalho digno e ajudar as comunidades rurais a prosperarem”, o material aqui apresentado visa levar opções de nanciamentos sustentáveis para que o pequeno e médio produtor rural brasileiro não só melhore de vida, mas que também possa buscar uma mudança no seu modelo produtivo. A mudança no modelo produtivo vem ao encontro do Princípio de nº 02, que é o de “Ser ambientalmente responsável”, e se faz necessário em um mundo onde se observa o agravamento de eventos como crises hídricas e energéticas, eventos climáticos extremos e insegurança alimentar com uma população mundial em franca expansão.
Os Princípios oferecem uma estrutura completa para que empresas colaborem com governos, sociedade civil e Nações Unidas no enfrentamento do desao da crescente demanda global por alimentos e sistemas de segurança alimentar e agricultura sustentável.
Considerando o exposto, convidamos todos os atores do setor de agronegócio a conhecerem e disseminarem este material para os produtores e/ou entidades representativas rurais e a se familiarizarem com os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura, buscando integrá-los em sua gestão.
Veja aqui cartilha completa CLICANDO AQUI
Via CI Orgânicos – ciorganicos.com.br