16 de maio, 2016
Talvez por conta do atual momento político do país, muita gente tenha se esquecido que, há mais ou menos seis meses, tivemos o maior desastre ambiental da nossa história.
Em novembro de 2015, os moradores de Mariana/MG acompanharam de perto o rompimento da Barragem do Fundão e o mar de lama que cobriu dezenas de cidades, destruiu vidas e o meio ambiente.
A comoção teve alcance mundial e pessoas de todo os cantos do país colaboraram como puderam.
Especialistas atestam que a região vai precisar de mais uma década para se recuperar. Mas, no que depender do projeto “Tijolos de Mariana”, a recuperação começa agora.
Criada pela Grey Brasil em parceria com o Laboratório de Geomateriais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e apoio do Mab (Movimento dos Atingidos por Barragens), a iniciativa está transformando a lama da tragédia em matéria-prima limpa e atóxica para a produção de tijolos.
Desde o início, o projeto vem funcionando artesanalmente e já fabricou 1.300 tijolos.
A ideia agora é conseguir recursos para uma fábrica que ampliará a produção em escala industrial, além de acelerar o renascimento da região atingida, contribuirá com a limpeza da área, geração de empregos e renda às comunidades locais, construção de moradias e centros de saúde.
A expectativa é de que, ao final de um ano, mais de um bilhão de quilos de lama tenham sido retirados do meio ambiente.
Sobre o processo de fabricação: executado por alunos da UFMG, depois de captada, a lama passa por uma fase de filtragem, sendo transformada em um composto limpo e atóxico chamado Metakflex.
Em seguida, ganha o formato de tijolo por um procedimento ecológico que não envolve emissão de gases.
Futuramente, a nova marca poderá ser encontrada à venda em lojas de materiais de construção de todo o Brasil, com lucro revertido para a região.
Agora entra o nosso empoderamento! Se você, assim como nós, acredita no projeto e quer contribuir, é só acessar o site Kickante.
É basicamente uma plataforma de financiamento coletivo onde você pode colaborar com quantia viável pra você. Restam apenas 5 dias para o fim da campanha.
Fonte: Kickante
Fotos: divulgação