27 de setembro, 2019
Inovação e sustentabilidade são palavras importantes para a Sicredi União PR/SP, que em março 2018 lançou a primeira agência smart do sistema Sicredi na cidade de Cafeara, interior do Paraná. A cidade, com menos de 3.000 mil habitantes, não possuía nenhuma instituição financeira, tanto por falta de segurança quanto por falta de interesse dos bancos.
Depois de uma vasta pesquisa, a cooperativa resolveu investir na cidade, criando uma agência Smart, sem dinheiro físico circulando, apenas transações financeiras. A agência fica na praça da igreja, dentro de dois contêineres e atende a vários aspectos da sustentabilidade ambiental, como a utilização de captação de água da chuva e painéis de energia fotovoltaica.
Além disso, a cooperativa lançou na cidade os programas em prol da Equidade Social – A União Faz a Vida, Usa e Devolva e Centro de Informática, onde cumprimos nosso papel de apoiadores da comunidade e promotores do desenvolvimento social.
Além dos pilares ambiental e social, a agência Smart Container promove o desenvolvimento econômico da cidade e região, pois proporciona que o dinheiro que hoje é movimentado na cidade, potencialize a economia local.
Com esse Case, que atende a sete dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, fomos finalistas no 1º Prêmio ODS Pacto Global, na Categoria Grandes Empresas, no eixo prosperidade. Ficamos à frente de mais de 800 cases.
E essa visibilidade fez com que fossemos convidados para participar do 2º SDG’s in Brazil, evento que vai acontecer no dia 16 de julho em Nova York. Esse evento é promovido pela Rede Brasil do Pacto Global e tem o objetivo de apresentar a representantes da ONU quais ações estão sendo desenvolvidas para ajuda na implantação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
“Essa visibilidade é importante para mostrarmos o quanto temos olhando para a sustentabilidade em nossos projetos, onde aliamos a forma cooperativa de atuação com a atuação em benefício das comunidades onde atuamos”, afirma Rogério Machado, diretor executivo da cooperativa que irá até Nova York apresentar o Case da agência Smart.
Fonte: Jornal O Município