Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
Esses 17 Objetivos foram construídos com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo novos temas, como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades.
Os objetivos são interconectados – o sucesso de um ODS envolve o combate a temas que estão associados a outros objetivos.
Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para a atual e futuras gerações.
Eles oferecem orientações claras e metas para todos os países adotarem em acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta.
OS ODS são uma agenda inclusiva. Ele combatem as raízes das causas da pobreza e nos unem para fazermos uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta.
“Erradicação da pobreza está no centro da Agenda 2030, assim como o comprometimento de não deixarmos ninguém para trás”, diz o administrador do PNUD, Achim Steiner.
“A Agenda oferece uma oportunidade única de colocar o mundo em um caminho mais próspero e sustentável. Em diversas formas, reflete o objetivo do PNUD”.
Os ODS entraram em vigor em janeiro de 2016, e eles continuarão a guiar as políticas e o financiamento do PNUD nos próximos anos.
Como a agência líder da ONU para o desenvolvimento, o PNUD tem uma posição única para ajudar na implementação do Objetivos por meio do nosso trabalho em aproximadamente 170 países e territórios.
Nosso plano estratégico foca em áreas-chave incluindo a diminuição da pobreza, governança democrática e construção da paz, mudança do clima e risco de desastres e desigualdade econômica.
O PNUD fornece suporte para governos para integrar os ODS em seus planos e políticas nacionais de desenvolvimento.
Esse trabalho já está em curso, pois apoiamos muitos países na aceleração do progresso já alcançado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Nossa trajetória em trabalhar transversalmente em múltiplos objetivos nos proporciona uma vasta comprovada experiência para garantir que todos nós alcancemos as metas dos ODS até 2030. Mas não podemos fazer isso sozinhos.
Alcançar os ODS requer a parceria de governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos comuns para garantirmos que deixaremos um planeta melhor para as futuras gerações.