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O que você busca saber sobre a marca que consome?

22 de maio, 2015

Mais da metade dos brasileiros preferem consumir marcas preocupadas com o meio ambiente. Esse é o resultado de um levantamento realizado pela Opinion Box: 54% dos pesquisados têm esse comportamento. Além disso, 56% afirmaram procurar embalagens ou formas alternativas de transportar os produtos que sejam menos prejudiciais à natureza.

Quando questionados sobre a troca ou compra de produtos usados como alternativa de preservação ao meio ambiente, as opiniões são divididas: 39% dizem fazê-lo sempre ou com frequência, enquanto 35% admitiram ter este comportamento às vezes e 26% não o adotam nunca ou raramente.

Com relação à produção dos itens que consomem, 45% das pessoas afirmaram buscar informações sobre emprego de trabalho infantil ou análogo ao escravo entre as marcas das quais costumam comprar. Por outro lado, 24% dos entrevistados afirmaram que nunca pensaram sobre isso.

No caso dos dermocosméticos e produtos de higiene e beleza, os dados são mais preocupantes. Apenas 26% das pessoas disseram se preocupar com informações sobre o teste desses produtos em animais, enquanto 31% nunca pensaram sobre o assunto. Segundo a Opinion Box, as mulheres estão mais engajadas no tema: 32% disseram se preocupar e buscar informações sobre o tema, enquanto apenas 19% dos homens costumam fazê-lo.

A pesquisa também mostrou uma mudança de comportamento com relação aos alimentos: ler os rótulos dos produtos para avaliar a quantidade de sódio, glúten, lactose, conservantes, corantes e açúcares refinados: 57% mencionaram ter esse costume sempre ou com frequência, enquanto 24% buscam essas informações às vezes.

Ainda falando sobre alimentação, os alimentos orgânicos parecem começar a ganhar espaço: 41% dos brasileiros consomem esses alimentos de vez em quando, enquanto 33% mencionaram adquiri-los com frequência. Em contrapartida, apenas 16% dos entrevistados costumam consumir mais produtos naturais do que industrializados e 45% não seguem práticas alimentares.

“Os dados da pesquisa mostram que os brasileiros adotaram algumas práticas de consumo consciente em temas que já foram mais amplamente discutidos, seja pela mídia, por medidas socioeducativas ou na própria educação familiar. Os resultados também mostram que, além da responsabilidade social que as empresas têm, de produzir e vender produtos que não prejudiquem o ambiente, tais práticas são bem vistas pelos consumidores e colaboradores, e podem ser divulgadas em estratégias de marketing e comunicação institucional, trazendo valor para a imagem da marca”, avaliou, em nota, Felipe Schepers, COO da Opinion Box.

“Além disso, as empresas podem contribuir ampliando a informação e a divulgação do consumo consciente, que sem dúvida alguma é o melhor caminho para que mais pessoas adotem tais práticas no seu dia a dia, ajudando todos a construir um mundo melhor”, disse.

Foram entrevistados 1138 pessoas de todas as classes sociais de todas as regiões do país.

Fonte: Camila Mendonça, do (Consumidor Consciente)

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