Negócios de café em cápsulas no Brasil gera mais de R$ 350 milhões em receita ao ano. (Foto: Carlos Cubi / Editora Globo)
A Nespresso, marca de cafés espresso da Nestlé, anunciou nesta sexta-feira (17/7) que pretende investir ao longo dos próximos cinco anos 550 milhões de francos suíços, o equivalente a R$ 1,8 bilhão, em um novo programa de sustentabilidade, chamado The Positive Cup. O objetivo da empresa é garantir que todo o grão comprado pela empresa e encapsulado seja de fontes sustentáveis e passem pelo programa de qualidade e sustentabilidade, expandindo significativamente o programa em países como a Etiópia, Quênia e Sudão do Sul. Além disso, a companhia estabeleceu metas para ampliação da capacidade de coleta de cápsulas para reciclagem e de redução na emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
Confira outras metas de sustentabilidade da Nespresso:
Origem: auxiliar os agricultores a alcançar elevados padrões de certificação (na gestão da água, biodiversidade e tratamento justo dos trabalhadores, por exemplo) em parceria com a Rainforest Alliance e Fairtrade;
Bem-estar: buscar soluções inovadoras para o bem-estar dos produtores, incluindo a expansão do Programa AAA Farmer Future, inicialmente por meio de um fundo de aposentadoria para os agricultores na Colômbia.
Padronização: fornecer 100% das cápsulas de alumínio, de acordo com o novo padrão da Aluminium Stewardship Initiative, a ser desenvolvido dentro de um programa multi-stakeholder liderada pela IUCN (International Union for Conservation of Nature).
Clima: reduzir em 10% a pegada de carbono da companhia; tornar-se 100% carbono neutro. A Nespresso planeja inserir o carbon footprint residual operacional e aumentar a resiliência do clima das fazendas por meio de um extenso programa agroflorestal.
Via Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com