Vivagreen

Notícias

Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade

26 de julho, 2015

O LIS encara a sustentabilidade como um problema de natureza humana e relacional, que se desdobra em todas as dimensões da vida.

Foto: Shutterstock

Curso de especialização, que tem apoio do Instituto C&A, começa em agosto 

A especialização LIS – Lideranças Inovadoras para Sustentabilidade está com inscrições abertas para a primeira turma de alunos, com início em 28 de agosto. O programa, que tem apoio do Instituto C&A, tem por objetivo difundir as práticas da Sustentabilidade, Economia Criativa e Economia Solidária, por meio de proposta pedagógica que oferecerá ao participante a possiblidade de vivenciar diversas dinâmicas de aprendizagens, através de saberes distintos e descobertas coletivas, com foco na aprendizagem colaborativa.

Idealizado para profissionais de diversos setores e concebido pela parceria entre a PUC – SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pesquisadores em educação para sustentabilidade do Núcleo de Estudos do Futuro, NEF, e a Cátedra Ignacy Sachs, a especialização visa conceber cidadãos conscientes, que desenvolvam formas inovadoras de liderança, governança e gestão em prol da sustentabilidade.

“Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são assuntos abordados em diversos cursos. O diferencial do LIS é ir além da simples reflexão e discussão  desses temas, ao estimular a inclusão dos conceitos trabalhados em sala de aula na vida pessoal”, explica a coordenadora dos programas de Desenvolvimento Institucional e de Redes e Alianças do Instituto C&A, Cristiane Félix. “Dessa forma, o que foi aprendido durante a especialização pode repercutir em diversas esferas de atuação do indivíduo: político, econômico, natural e social”, completa.

O LIS encara a sustentabilidade como um problema de natureza humana e relacional, que se desdobra em todas as dimensões da vida. “A capacidade de aprender com o outro, para gerar uma sociedade capaz de enfrentar coletivamente mudanças de hábitos para comportamentos sustentáveis é o cerne de sua aprendizagem colaborativa. A especialização surge como espaço que cria condições para fazer emergir consciência e compromisso para lidar com os desafios e oportunidades de um mundo em rápido processo de transformação”, explica o vice-coordenador do curso, João Monteiro.

O curso foi elaborado com base em estudos e em uma experiência com lideranças empresariais realizada em Pernambuco, no programa LIDERA – Lideranças Empresariais para um Nordeste Sustentável, que teve apoio do Instituto C&A e desde 2005 produziu bons resultados através do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania Pernambuco.

Segundo Susana Simões Leal, pesquisadora do NEF e uma das idealizadoras do LIDERA e do LIS “é na esteira dessas experiências inovadoras que o LIS irá buscar conexão entre o contexto desafiador do início do milênio e o desenvolvimento de lideranças inovadoras, que tomem  decisões para gerar negócios economicamente viáveis, social e ambientalmente sustentáveis para o Planeta”.

Para o prof. Arnoldo de Hoyos, diretor do NEF e coordenador Acadêmico do LIS,  ainda “há uma mudança em curso, e pode-se vislumbrá-la através das crises que atingem todas as dimensões da vida no planeta, sem se encontrar as saídas. Mas elas existem, e a busca por soluções tem promovido efervescência nos ambientes de pesquisa e inovações tecnológicas. Nesse contexto, o LIS foi concebido de forma a contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de um mundo mais equilibrado nos aspectos social, ambiental e econômico”.

“A parceria com o LIS permite que alunos, professores, e parceiros participem de dinâmicas e aprendam juntos, por meio de processos provocativos relacionados a inovação e sustentabilidade”, acrescenta Cristiane Félix.

O Programa LIS é uma especialização com duração de 390 horas. Para mais detalhes, acesse o site da PUC-SP por meio do link http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/liderancas-inovadoras-para-a-sustentabilidade#apresentacao.

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A foi criado em 1991, com o objetivo de planejar, gerenciar e executar a política de investimento social da C&A. A instituição atua com foco na promoção da educação de crianças e adolescentes, por meio de alianças interinstitucionais e do apoio a organizações da sociedade civil. Em 2015, o Instituto C&A passou a representar a C&A Foundation no Brasil, organização social de origem privada, que possui iniciativas voltadas à melhoria das condições de vida de pessoas ligadas ao setor têxtil e à ajuda humanitária.

Com o respaldo da fundação, o Instituto C&A amplia suas atividades no País. Além dos já fortalecidos programas das áreas de Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social, o Instituto C&A constitui uma frente de trabalho dedicada à melhoria das condições de vida de pessoas ligadas ao setor têxtil, com ênfase em produto (apoio ao desenvolvimento de matérias-primas mais sustentáveis), fornecimento (apoio à indústria de vestuário para reduzir o impacto ambiental de suas operações) e pessoas (melhoria das condições de vida daqueles que participam da cadeia de fornecimento de vestuário).

Desde a sua criação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 112 milhões, em 1.820 mil sociais, em mais de cem cidades. Tais ações envolveram aproximadamente 1 milhão de pessoas, especialmente crianças, adolescentes e educadores.

Via Envolverde – envolverde.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts