Vivagreen

Notícias

Go Inn Manaus é o primeiro Hotel Neutro de Carbono do Amazonas

02 de julho, 2015

O Go Inn Manaus, localizado na rua Monsenhor Coutinho, 560, na capital do Amazonas, acaba de ser reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) como o primeiro Hotel Neutro de Carbono do Amazonas ao anular suas emissões de gases de efeito estufa.

Paul Sistare, presidente e CEO da Atlantica Hotels, enfatiza que a companhia está atenta à gestão dos recursos naturais em todos os seus empreendimentos e busca efetivamente por uma economia sustentável. “A aplicação de mecanismos e ferramentas de gestão ambiental é essencial para o desempenho de toda a companhia e é um ponto prioritário de nossa gestão”, afirma Paul.

De acordo com Arilson Freitas, gerente geral do Go Inn Manaus, a compensação ambiental das emissões de carbono produzidos pelo hotel está sendo realizada por meio do plantio de aproximadamente 300 mudas de árvores nativas em área de reflorestamento no Parque Estadual Sumaúma, primeira Unidade de Conservação Ambiental de Manaus, criada em 2003 com 51 hectares.

“Mais importante do que a certificação é ver colaboradores engajados e hóspedes impactados sobre os nossos princípios e projetos sócio ambientais, garantindo a conscientização sobre a importância do verde para o futuro das próximas gerações”, afirma Arilson.

As emissões foram devidamente quantificadas através de um cálculo minucioso que resultou na produção de um inventário considerando toda a operação hoteleira, o que inclui transporte, uso de equipamentos, uso de serviços de infraestrutura do edifício, como eletricidade, gás e geração e despejo de resíduos.

Ao todo, foram compensados 53 kg de CO2 promovendo a neutralização das emissões de gases nocivos. “Minimizar os impactos ambientais, revitalizando áreas de relevante interesse ecológico estabelece um novo padrão para a hotelaria brasileira. Acreditamos na importância de uma estratégia sustentável que leve em conta os aspectos ambientais”, explica Paul.

Rogério Iório, presidente nacional do IBDN, diz que a introdução de práticas sustentáveis como esta no mercado de hotelaria e hospedagem deve incentivar muitas outras. “Adotar ações concretas de sustentabilidade visando reduzir impactos ambientais gera benefícios para todos porque o fenômeno climático de superaquecimento da temperatura em toda a Terra pode causar em um curto espaço de tempo, grandes catástrofes naturais”.

Além do plantio, o Go Inn Manaus também adota outras ações como utilização de aparelhos de menor consumo energético, como iluminação LED e de aquecimento solar e, ainda, realiza a separação adequada de lixo.

Programa Mudar
Em 2012, a Atlantica Hotels integrou todas as suas ações de responsabilidade empresarial no Brasil com o lançamento do Programa Mudar. Com o objetivo de promover a sustentabilidade e a mobilização social, ambiental e econômica, o Programa Mudar passou a ser o guarda-chuva para mais de 100 ações realizadas pela companhia no Brasil todos os anos.

No âmbito da Responsabilidade Ambiental, o processo de gestão realizado pela Atlantica implica em um processo contínuo de análise, incluindo decisão, organização,controle das atividades, bem como avaliação dos resultados. Portanto, a compreensão dos mecanismos e ferramentas de gestão ambiental torna-se essencial para o desempenho dos hotéis. A partir deste reconhecimento são estabelecidos e aplicados em toda a rede, políticas, programas e procedimentos para conduzir suas atividades de modo ambientalmente correto e seguro.

Sobre IBDN
O IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que desde 1991 trabalha em prol da preservação e conservação do meio ambiente, desenvolvendo projetos de Recuperação de áreas degradadas através da produção e plantio de mudas nativas, Gestão e Educação Ambiental, além do fomento a novas tecnologias Sustentáveis, envolvendo o poder público a Iniciativa privada e os centros acadêmicos em ações que promovem a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e a utilização responsável dos recursos naturais.

Anualmente, é auditada pelo Ministério da Justiça, tendo a fiscalização e a supervisão do Ministério do Meio Ambiente, oferecendo cada vez mais credibilidade e confiança junto aos seus parceiros.

Com base no conceito criado pelo Tratado de Kioto (1997), qualquer empresa pode mitigar suas ações patrocinando projetos e programas em qualquer lugar do mundo, com o objetivo de minimizar seus impactos ao meio ambiente.

Via Atlantica Hotels – atlanticahotels.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts