Por Lidi Ferreira, da ProjectHub
A gaúcha Alice Meditsch, de 25 anos, tinha uma ideia do que queria fazer para seu Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade de Design de Produto em 2015: algo feito em co-criação dentro da temática da mobilidade urbana, mais exatamente bicicletas.
Sendo sócia da Colibrii, que realiza um trabalho de reaproveitamento de materiais têxteis e criação de produtos com artesãs de Porto Alegre, Alice já sabia que era neste universo onde iria realizar seu trabalho.
E foi justamente nessa época que ela descobriu –e venceu– o concurso Future Makers, elaborado pela ProjectHub* em parceria com a empresa química DuPont, que premiou os melhores trabalhos feitos com o material Tyvek (leia-se “táiveque’’) em peças de moda e design sustentáveis.
Fabricado pela DuPont, o Tyvek é composto por fibras de polietileno 100% puro, além de ser reciclável, atóxico, impermeável, resistente e muito leve.
Com uma ideia na cabeça e uma equipe disposta ajudá-la, Alice se inscreveu no concurso e criou uma capa de chuva para ciclistas. “Eu já tinha o conceito do que queria fazer, mas precisava detalhar mais o projeto, e foi tudo muito rápido’’, afirma a designer. O protótipo foi feito em 8 horas e com a ajuda de mais quatro artesãs.
A capa possui um bolso interno, no qual podem ser guardados alguns pertences, e que também vira uma necessaire para guardar a própria capa e outros objetos. “Eu uso a bicicleta para me locomover, e em Porto Alegre chove muito. Se pudermos utilizar a bike na chuva e ainda carregá-la de uma forma compacta é uma maneira de estimularmos o uso das bicicletas’’, conta Alice.
A capa não é exclusiva para ciclistas. Em formato de poncho, ela funciona perfeitamente também para quem estiver a pé.
.
O próximo passo agora é produzir e tornar o produto comercial, mas sem deixar de lado sua principal essência: sustentabilidade na produção e no consumo.
.
Milão
Como prêmio do concurso, Alice visitou a Feira de Móveis de Milão, na Itália. Veja o depoimento da designer sobre a feira: ”O Salone del Mobile foi surpreendente, especialmente o Salone Satellite – pavilhão de exposição dos novos designers e novos materiais. Muita gente repensando o uso de matéria-prima, a funcionalidade dos objetos, os usuários que irão utilizá-los e fabricá-los. Além disso, o Fuori Salone, que são todas as zonas de Milão fora da feira, nas quais outras marcas, designers e lojas exibem seus trabalhos também foi maravilhoso poder visitar. Referências que não acabam, muitos jovens expondo que querem trocar ideias sobre projetos. Foi realmente muito bacana e inspirador!”
*Sobre a ProjectHub
A ProjectHub é uma rede global formada por Empreendedores Criativos e Investidores de Impacto para fomentar o ecossistema da Economia Criativa, garantir as melhores oportunidades para empreendedores, gerar valor para investidores, e impactar positivamente a vida das pessoas, colaborando para a construção de uma sociedade mais inovadora, humana e sustentável. Atualmente possui quase 4.000 empreendedores cadastrados e 1.700 projetos criativos inscritos.