Vivagreen

Notícias

Aprovada proibição de canudos plásticos em estabelecimentos de Porto Alegre

03 de janeiro, 2019

Restaurantes, bares e ambulantes só poderão oferecer itens de papel ou material biodegradável

A distribuição e venda de canudos plástico descartáveis será proibida em Porto Alegre. A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quinta-feira, projeto do parlamentar Marcelo Sgarbossa (PT) que veta a oferta dos itens utilizados para ingestão de alimentos líquidos em restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, ambulantes e similares. Apenas canudos de papel ou material biodegradável serão autorizados. Agora, a matéria vai a sanção do prefeito.

Estabelecimentos comerciais e ambulantes que mantiverem a oferta poderão ser punidos com multa, que será dobrada em caso de reincidência. Valores arrecadados deverão ser aplicados em programa ambientais. Emenda aprovada definiu que a punição começará a valer em um ano.

Sgarbossa justificou o projeto ponderando que “se cada brasileiro usar um canudo de plástico por dia, em um ano terão sido consumidos 75.219.722.680 canudos”. E se considerados canudos de 6 milímetros de diâmetro, segundo ele, o volume ocupado pelo total usado pelos brasileiros em um ano equivale a um cubo de 165 metros de aresta, “50 metros mais alto que o edifício Copan, que mede 118,44 metros, em São Paulo”.

O vereador salientou que o descarte normalmente não é o adequado, o gera acúmulo e prejudica o ambiente. “Vale lembrar que o plástico não se decompõe completamente. Diante disso, dada a grande quantidade e o impacto provocado por esse tipo de material plástico de uso único, o movimento anticanudinho está ganhando força em diferentes partes do mundo.”

Correio do Povo 

 

 


Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts