O novo concreto idealizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos (SP) substitui os materiais tradicionais por componentes reaproveitados. A areia de fundição (utilizada em moldes nos processos de fundição de peças metálicas) substitui 70% da areia normalmente utilizada, e a escória de aciaria (resíduo que sobra da produção do aço) substitui 100% a pedra.
“O produto utiliza resíduos sólidos industriais, fazendo uma reciclagem e dando nova utilização para eles, o que propicia a economia de recursos naturais”, diz o engenheiro de materiais Javier Mazariegos Pablos. “A questão da preservação do meio ambiente é muito importante e ela esteve presente na idealização desse novo produto.”
Inicialmente, o novo concreto pode ser utilizado para a fabricação de peças para pavimentação, como guias, mobiliário urbano e execução de contrapisos e calçadas.
http://www.revistamt.com.br/index.php?option=com_conteudo&task=viewMateria&id=1221
Relacionado

Opções mais sustentáveis podem reduzir o efeito estufa Concreto, telhas e caixas d’água sustentáveis estão sendo desenvolvidas pela Coordenação da Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). Segundo estudos da faculdade, fibras vegetais e materiais reciclados podem substituir o uso de amianto, cimento e brita. Segundo a…
agosto 26, 2015
Em "GreenArq"

Britadores móveis, conchas trituradoras e tesouras hidráulicas viabilizam a reciclagem de entulhos para reaproveitamento na própria obra Apesar de o Brasil dispor de legislação para a gestão de resíduos na construção civil, uma visita aos canteiros de obras permite constatar que um abismo ainda separa a realidade das determinações legais.…
julho 30, 2015
Em "GreenArq"

A cada quanto tempo você troca de celular? E de computador? E de TV? Com certeza, este tempo foi diminuindo nos últimos anos devido, sobretudo, à obsolescência programada. Um fenômeno que não se refere somente ao fato de que um objeto tecnológico deixe de funcionar, mas também ao surgimento de…
novembro 20, 2021
Em "DarkGreen"
Tags: