Leve, resistente, barata, termo eficiente, flexível e reciclável. Quer mais motivos para considerar esse material na sua obra?
Resistente, leve e com vários atrativos ecológicos, a telha feita com tubos de pasta de dente é uma interessante alternativa para a construção civil.
A telha é constituída de 75% de plástico e 25% de alumínio, sendo utilizados os resíduos das próprias embalagens de tubos de pasta de dente.
O material é bem resistente e, por ter alumínio em sua formação, ajuda a refletir a luz do sol, contribuindo na eficiência térmica, pois reduz o calor externo em até 87% quando comparada à telha de fibrocimento. Essa característica pode representar uma sensível redução no gasto com mantas isolantes térmicas.
A telha reciclada chega a pesar a metade do modelo convencional de fibrocimento. No canteiro de obras, se alguma telha cair durante sua colocação, ela não vai quebrar. O valor também é outro atrativo, com custo menor que as telhas convencionais.
A telha reciclada não absorve água, possui alta flexibilidade, não mofa, possui resistência ao fogo, é semi-acústica e 100% reciclável.
Podem ser usadas para tapumes e também em telhados residenciais, industriais e agrícolas, mas a criatividade é que determina o uso. As placas podem virar casinhas de cachorro, lixeiras de coleta seletiva, placas de aviso, divisórias… Não importa o uso, o importante é você sempre considerar materiais reciclados na sua obra e na sua vida!
Referências: Abre e Blog Construir
Via Setor Reciclagem por Ricardo Ricchni