Mais do que nunca a questão da sustentabilidade tem sido discutida nas rodinhas dos arquitetos e engenheiros. Exagerados gastos de energia, escassez de água e desmatamento, propõem uma nova forma de pensar uma arquitetura consciente que contribua com a preservação da natureza. Pensando nisso, a Fundação Justin Capra para Invenção e Tecnologias Sustentáveis (FITS) desenvolveu um protótipo de residência do futuro chamado Soleta Zero Energy One.
Independente de energia elétrica, o espaço – aconchegante e versátil – pode ser utilizado como uma pequena residência, escritório ou apenas um lugar para passar as férias.
Feito com 97% de materiais recicláveis e de alta qualidade, o imóvel de 48 m² e está aberto ao público para visitação na cidade de Bucareste, na Romênia. Além do design criativo, a residência sugere a aproximação da natureza, contando com a contribuição de novas tecnologias a favor da qualidade de vida dos moradores.
A Soleta Zero Energy One possui um sistema inteligente que alia energia solar e geotérmica, proporcionando o aquecimento da água e dos ambientes a partir de uma energia limpa. Há também um mecanismo que armazena e filtra a água da chuva, para ser reutilizada nas torneiras da casa. Ela prevê a iluminação através das lâmpadas de LED para garantir a eficiência energética.
Outra medida sustentável utilizada no projeto é o sistema de automação, que possibilita o controle de algumas funções da casa, como regulagem da temperatura, da iluminação, da ventilação e do consumo de energia.
Além dos sistemas de recuperação energética, o Soleta Zero Energy One em vez de possuir paredes sólidas, tem vidro isolante. Esta opção maximiza a relação entre interior e exterior, e permite aos moradores permanecer em contato mais próximo com a natureza ao redor.
Crédito/fonte da foto: Soleta
Fonte do post: Soleta