Vivagreen

GreenArq

Reúso de materiais: mobiliário feito com 1600 tubos de papelão

04 de agosto, 2015

Last Minute é uma empresa da Guatemala que presta serviços especializados em impressão, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao expandir o negócio e abrir uma filial em Mixco, no extremo oeste da Cidade da Guatemala, a empresa se impôs uma meta: reutilizar 80% de seus materiais em desuso no projeto da nova loja. 

O arquiteto Jorge Villatoro coletou madeira, pallets, chapas metálicas de segunda mão (oxidadas) e tubos de papelão usados nas plotters – estes se tornaram o elemento central do espaço, uma parede vazada que funciona também como mobiliários de apoio aos clientes. 

© Werner Solorzano© Werner Solorzano© Werner Solorzano© Werner Solorzano

Planta geral

Esse elemento central serve, primeiramente, para separar as duas áreas principais da loja; a área de recepção e atendimento aos clientes e o espaço de impressão.

© Werner Solorzano

© Werner Solorzano

As perfurações não bloqueiam completamente a visão entre esses dois espaços, permitindo a interação entre os funcionários e o armazenamento temporário das folhas impressas. Além disso, foram deixadas algumas aberturas maiores, aumentando a permeabilidade do muro.© Werner Solorzano

© Werner Solorzano

O material permitiu que a loja fosse construída peça por peça, isto é, brincado com os elementos, sem planos pré-definidos, rendendo ao espaço um grande nível de detalhe.

Processo. Imagem © Werner SolorzanoProcesso. Imagem © Werner SolorzanoProcesso. Imagem © Werner SolorzanoProcesso. Imagem © Werner Solorzano

Arquiteto: Jorge Villatoro / Taller ACÁ | Architecture & City Activism
Localização: Mixco, Guatemala

Equipe: David Urquizú, Gerson Ixcot
Cliente: Last Minute
Data: 2014
Fotografias: Werner Solorzano

Via Archdaily – archdaily.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts