Last Minute é uma empresa da Guatemala que presta serviços especializados em impressão, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao expandir o negócio e abrir uma filial em Mixco, no extremo oeste da Cidade da Guatemala, a empresa se impôs uma meta: reutilizar 80% de seus materiais em desuso no projeto da nova loja.
O arquiteto Jorge Villatoro coletou madeira, pallets, chapas metálicas de segunda mão (oxidadas) e tubos de papelão usados nas plotters – estes se tornaram o elemento central do espaço, uma parede vazada que funciona também como mobiliários de apoio aos clientes.
Planta geral
Esse elemento central serve, primeiramente, para separar as duas áreas principais da loja; a área de recepção e atendimento aos clientes e o espaço de impressão.
© Werner Solorzano
As perfurações não bloqueiam completamente a visão entre esses dois espaços, permitindo a interação entre os funcionários e o armazenamento temporário das folhas impressas. Além disso, foram deixadas algumas aberturas maiores, aumentando a permeabilidade do muro.
© Werner Solorzano
O material permitiu que a loja fosse construída peça por peça, isto é, brincado com os elementos, sem planos pré-definidos, rendendo ao espaço um grande nível de detalhe.
Arquiteto: Jorge Villatoro / Taller ACÁ | Architecture & City Activism
Localização: Mixco, Guatemala
Equipe: David Urquizú, Gerson Ixcot
Cliente: Last Minute
Data: 2014
Fotografias: Werner Solorzano
Via Archdaily – archdaily.com.br