Modernizar e gerar economia. Esses são apenas dois dos inúmeros benefícios para quem opta pelo retrofit do sistema de iluminação.
O conceito nada mais é que substituir lâmpadas, reatores e luminárias por outros com tecnologia mais avançada.
Na maioria das vezes, o sistema é recomendado para ambientes cuja instalação está obsoleta, com baixo desempenho luminotécnico e alto consumo de energia elétrica.
Aliás, a preocupação com o gasto energético é o que mais motiva o consumidor a optar pelo retrofit de sistemas de iluminação.
Substituir lâmpadas incandescentes – que já não são mais produzidas e comercializadas no Brasil devido ao seu alto consumo de energia – por led, por exemplo, proporciona retorno em curto prazo, podendo levar a uma economia de até 85%.
O retrofit de lâmpadas, além de gerar economia, tem nas novas tecnologias uma grande diferença de vida útil do produto.
Ao substituir lâmpadas incandescentes por led, o consumidor terá seu produto em funcionamento com durabilidade cerca de 25 vezes maior que um dispositivo convencional.
Mais uma vantagem ao substituir lâmpadas por led é que, com o produto mais moderno, é possível controlar a luminosidade, o direcionamento e a cor.
Projeto luminotécnico
Entretanto, o retrofit de lâmpadas muitas vezes não é o suficiente para ter uma iluminação adequada.
Em algumas situações, é necessária ainda a incorporação de controles de iluminação, tais como sensores de presença temporizadores, dimerizadores e sistemas de automação, itens que para uma melhor aplicação requerem um projeto luminotécnico e suporte profissional.
Para desenvolver o retrofit de sistema de iluminação e alcançar seus benefícios – economia de energia e recursos, além da adaptação de luz para um espaço mais confortável -, é necessária uma avaliação de uma série de itens, tais como a necessidade do ambiente, as características dos equipamentos, rendimento, custos de manutenção e reposição, entre outros.
Não é preciso estar construindo uma residência nova para se preocupar com a substituição das lâmpadas. “É importante manter as instalações elétricas em dia e sempre trocar as lâmpadas e luminárias antigas, visando economia e segurança”
Nem sempre a troca de lâmpadas é suficiente. “Em alguns casos, basta substituir lâmpadas incandescentes por led, em outros, é preciso fazer um novo projeto luminotécnico.”