Vivagreen

GreenArq

Projeto inaugura parklet sustentável em São Paulo

24 de julho, 2015

Presentes nas ruas de São Paulo desde o início do ano passado, os parklets – também conhecidos como minipraças – são áreas públicas de lazer instaladas no espaço onde anteriormente haviam duas vagas de carro. Os custos de instalação e manutenção ficam por conta da iniciativa privada, mas todos têm o direito de aproveitar o local, sem restrições. Inicialmente idealizados como áreas para descanso, os novos parklets priorizam a sustentabilidade e têm objetivos sociais.

O projeto SAMPArklet, idealizado pelo arquiteto Sérgio Sampaio, inaugurou o primeiro de uma série de parklets que seguem princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. Localizado no centro de São Paulo (R. Basílio da Gama, 70), em frente ao restaurante Almanara – um dos apoiadores do projeto – o parklet possui bancos de madeira maciça originárias do projeto JARI-PA – a matéria prima é extraída e certificada de acordo com o projeto de manejo da Floresta Amazônica. A área também conta com bike park e pisos feitos com ladrilhos hidráulicos – altamente resistente e antiderrapante – produzidos exclusivamente para o projeto.

SAMPArklet1

SAMPAparklet (Fonte: divulgação)

De acordo com Sérgio, até 2017, o objetivo é criar mais 20 novos novos parklets em diversas regiões da capital – e agregar funcionalidades que ofereçam benefícios para a população em parceria com empresas. O projeto prevê investimentos também em áreas distantes do centro. “A cada 10 parklets do SAMPArklet, o projeto instala um “pocket parklet” com equipamentos de lazer infantil. Os dois primeiros estão previstos para as regiões de Paraísopolis e Heliópolis, e serão desenvolvidos em parceria com a associação de moradores.

O primeiro SAMPArklet conta com o apoio de empresas como o aplicativo de reservas em restaurantes Grubster, Alexandre Mancini, Atelier Pedro Petry e Brasil Imperial.

Fonte: Mariah Freitas, Agência no Ar

Via Casa da Sustentabilidade – casadasustentabilidade.wordpress.com

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts