03 de setembro, 2015
Será concluído neste sábado, 5 de setembro, o primeiro jardim vertical nas imediações do Minhocão, no centro de São Paulo. O Edifício Huds, localizado entre a Rua Helvétia e a Avenida São João, é o primeiro a ter uma de suas empenas cegas recoberta com vegetação: ao todo, são 29 espécies de plantas que ocupam 302 metros quadrados e indicam novos ares para a região em torno do famoso elevado.
A iniciativa vem sendo conduzida pelo Movimento 90°, que prevê a construção de 8 mil metros quadrados de jardins verticais e paredes verdes nos arredores do Minhocão. Ao todo serão 20 edifícios que terão suas empenas cobertas com vegetação e, na esteira do Edifício Huds, outros sete prédios aguardam avaliação da Prefeitura para receber as estruturas de suporte para as plantas.
Em 2013 a iniciativa Movimento 90° construiu um jardim vertical no edifício Honduras com o objetivo de alertar a cidade sobre a falta de espaços verdes e os benefícios gerados por estes.
A empresa responsável pela implementação e manutenção deste primeiro jardim é a WTorre, que atua no setor da construção civil. De acordo com dados da Prefeitura, o custo de implementação da parede verde foi pouco mais de R$250 mil e a empresa fará sua manutenção durante seis meses. Após o prazo gestão municipal assumirá a tarefa.
Em maio deste ano a Prefeitura de São Paulo lançou uma chamada para a inscrição de edifícios interessados em aderir ao projeto e instalar os jardins verticais e desde março a gestão já havia incluído os jardins verticais e coberturas verdes entre as compensações ambientais ao construir novas edificações.
Fonte: Estadão