Projeto que geraria energia para 15 mil famílias anualmente fica em segundo lugar em concurso italiano
Uma equipe italiana de arquitetos criou um novo conceito de ponte que agrega geradores de energia eólica e solar em seu design.
O conceito batizado de Solar Wind usa o espaço existente no vão de uma ponte no sul da Itália para instalar 26 turbinas de vento, o que poderia gerar 36 milhões de kWh anualmente.
Sobre a ponte, painéis solares no lugar do asfalto ficariam responsáveis por gerar 11 milhões de kWh por ano, segundo os designers.
Projeto prevê instalação de turbinas eólicas no vão de ponte.
O asfalto seria substituído por uma superfície de captação solar, já em uso nos EUA, que serve como estrada. Todo o sistema seria capaz de produzir cerca de 40 milhões de kWh por ano – energia suficiente para fornecer eletricidade para cerca de 15 mil famílias anualmente.
O projeto foi criado para um concurso que busca reaproveitar as estruturas de uma velha ponte perto de Calábria, no sul da Itália. A demolição da ponte custaria US$ 55 milhões aos cofres públicos, então o governo decidiu criar um concurso para reutilizar a estrutura de uma maneira sustentável.
A ideia do Solar Wind, que transforma a ponte em um grande parque, com espaços para que os carros estacionem para admirar a vista da costa italiana, ficou em segundo lugar.
Superfície da ponte teria painéis solares e área para parques e mirantes.
Fonte: Revista Galileu
se este é o projeto que ficou em segundo, qual foi que ficou em primeiro?
Ela pode ser sutentável, mas não está nem um pouco em harmonia com a natureza. Para que uma construção não agrida a natureza, ela precisa estar em harmoniacom a fauna e a flora da região. Exitem estudos que essas usinas com helices são prejudiciais aos pássaros e principalmente aos morcegos. Ou seja. Será uma bela ponte, cercada por uma bela vegetação, sem pássaros e cheia de mosquitos e outros insetos, que aliás, podem interferir na qualidade de vida da cidade próxima. Conceito ruim, quem a criou carece de mais estudos.
Concordo em relação a fauna e a flora, porém acredito que se este projeto for aprimorado, considerando estes fatores, os problemas citados podem ser sanados.
[…] Extarído de https://vivagreen.com.br/ponte-sustentavel-tem-turbinas-eolicas-em-vao-livre/ […]
Esses arquitetos… Será que calcularam a distribuição de tensões e as ressonâncias dessa ponte? Sério, não há nenhuma necessidade e nem faz sentido jogar uma carga enorme em cima da estrutura.
Quem fez esse projeto certamente não entendia muito de energia eólica, nem de ventos, nem de turbinas. E também nunca esteve muito próximo de um gerador eólico…
[…] Fonte: VivaGreen […]