Seguindo as tendências do mercado da construção civil, de incorporar aos projetos produtos com viés sustentável, foi lançada a marca Olívia Revestimentos Sustentáveis, no ambiente “Garagem do Motociclista”, de Marcelo Oliveira, na CASACOR-RS.
A empresa catarinense, que entra no mercado de revestimentos como membro do GBC Brasil, privilegia o uso de argilas que geram menos impactos ao meio ambiente. Trata-se de matérias-primas provenientes de jazidas certificadas, que têm menor impacto ambiental, no processo que vai desde a extração, logística, aplicação, até os cuidados com a paisagem após a extração.
Outro fator é o uso de misturas planejadas de argilas, sem qualquer aditivo. A produção é feita por meio de linhas como a “Terra Natura”, com produtos feitos à mão, ou a “Terra Catarina”, com produtos extrusados, mas ainda com a presença de mão de obra local.
Outro exemplo de sustentabilidade é a “Terra Catarina Ferrosa” que utiliza, na fabricação de seus produtos, somente argila e fogo, ressaltando assim a presença do óxido de ferro. Já a “Terra Catarina Carvoeira” faz uso de carvão mineral na confecção de suas peças, o que foi de suma importância para o progresso da região, que foi chamado de Ouro Negro. Terra Catarina Carvoeira é o que podemos chamar de “carvão sustentável”.
“Colocar o Terra Catarina Carvoeira na principal mostra de arquitetura e decoração do país foi uma estratégia calculada. Demonstra que, sim, se pode aliar beleza, tendência e sustentabilidade. E isso foi só o começo”, afirma Joyce Diehl, arquiteta especialista em Branding, para Olívia Revestimentos Sustentáveis.
Próximo Post