29 de abril, 2018
Pensando nisso, o escritório de arquitetura Ho Khue Architects criou um escritório-modelo em Da Nang, uma cidade do Vietnã, que tem vegetação nativa em seu interior.
Batizado de Modern Village Office, o projeto foi feito em cima de um antigo lote coberto de plantas nativas – como arbustos de bambu e bananeiras –, que foram transplantadas para dentro do escritório.
As espécies estão espalhadas por todos os andares da obra e também no telhado, onde foi construído um jardim que, inclusive, contribui com a refrigeração do escritório, minimizando a necessidade de uso do ar-condicionado.
As paredes foram feitas com tijolos brancos, o que também ajuda a ter um ambiente mais fresquinho, e a abundância de janelões garante iluminação natural ao espaço, reduzindo a conta de eletricidade.
Para combinar com toda essa preocupação com a sustentabilidade, a mobília, claro, é minimalista.
De acordo com os arquitetos, o prédio foi projetado para oferecer aos trabalhadores um ambiente profissional saudável e relaxante.
“Trabalhar neste escritório evoca sentimentos que relembram a infância e um tempo em que a vida era mais simples”, dizem em seu site.
Quem aí não gostaria de trabalhar num lugar assim?
Fotos: Divulgação/Hiroyuki Oki