Os jardins verticais, também conhecidos como paredes ou muros verdes, estão cada vez mais populares. Suas qualidades são diversas: melhoram o microambiente das edificações e a qualidade do ar e propiciam maior absorção de poluentes. Proporcionam, ainda, conforto térmico, reduzindo a temperatura em até 3°C e, consequentemente, o consumo de ar-condicionado.
A vegetação vertical pode ser utilizada em varandas, fachadas e áreas de lazer de casas e edifícios. Confira a lista com 14 projetos de jardins verticais e se inspire! Quem sabe você não deixa a sua casa ou escritório um pouco mais verde?
1-No projeto Vila Aspicuelta, o jardim vertical está na fachada voltada para a rua. Ele cria um diálogo interessante com a cidade. Por Tacoa Arquitetos Associados.
2-O jardim vertical do Edifício Odebrecht São Paulo tem sistema automatizado. O projeto é do escritório aflalo/gasperini arquitetos.
Crédito: Daniel Ducci
3-O muro verde na fachada da Casa Enseada atua como proteção solar e aumenta o conforto térmico, dispensando o uso de ar-condicionado. Projeto assinado por Arquitetura Nacional.
Crédito: Marcelo Donadussi
4-A fachada da Firma Casa foi revestida com mais de três mil mudas de planta do tipo espada-de-são-jorge. Por SuperLimão Studio.
Crédito: Maira Acayaba
5-No projeto Pascal Campo Belo, concebido pelo escritório Basiches Arquitetos Associados, o destaque é a vegetação junto ao terraço gourmet.
Crédito: Leonardo Finotti
6-As plantas do Escritório Alex Hanazaki Paisagismo foram utilizadas para aumentar a vegetação no terreno.
Crédito: Denilson Machado
7-A parede verde na entrada da Philips Workplace Innovation é um dos destaques do projeto concebido por Andrade Azevedo Arquitetura.
Crédito: Luiz Fernando Macian
8- O Lobby do Beach Park Suites Resort tem um jardim vertical que reduz significativamente o uso de ar-condicionado. Por Andrea Dellamonica Arquitetura & Urbanismo.
Crédito: Divulgação Andrea Dellamonica Arquitetura
9-Envolvido por uma caixa de vidro, o jardim interno tem seis metros de altura e confere identidade à Casa 9, do escritório Sabugosa Arquitetura.
Crédito: Denilson Machado – MCA Estúdio
10-O programa da Casa EK ocupou quase toda a extensão do terreno, deixando poucas áreas verdes. Por isso, o Studio Arthur Casas criou generosos jardins verticais em um sistema geométrico.
Crédito: Leonardo Finotti
11-Na Casa Jardim Europa, com projeto assinado por Leonardo Junqueira, a parede verde faz integração com a sala de estar.
Crédito: J. Vilhora
12-No Apartamento Alto da Lapa, as plantas revestem o pé-direito duplo da varanda. Projeto do escritório Galeria Arquitetos.
Crédito: Manu Oristanio
13-No projeto nimbi, feito por Melina Romano, existe uma parede que recebe vasos com plantas naturais.
Crédito: Denilson Machado – MCA Estúdio
14-O extenso jardim vertical da residência IV Centenário, de autoria do Studio Ricardo Rossi, enfeita uma das áreas de convivência.
Crédito: Salvadore Busacca
Imagem de capa – créditos-IV Centenário, por Studio Ricardo Rossi – Crédito: Salvadore Busacca | Escritório Alex Hanazaki, por Alex Hanazaki Arquitetura e Paisagismo – Crédito: Denilson Machado | Vila Aspicuelta, por Tacoa Arquitetos Associados – Crédito: Leonardo Finotti | Casa Jardim Europa, por Leonardo Junqueira Arquitetura – Crédito: J.Vilhora