10 de outubro, 2015
A escola ganhou um prêmio mundial pelo design e construção em 2014 e situa-se na região de Guastalla, em Itália. Foi construída depois de duas escolas terem sido destruídas pelo terramoto que ocorreu naquela cidade em 2012
A escola pré-primária de Guastalla, considerada uma das mais sustentáveis do mundo, vai receber este ano 120 rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 0 e os 3 anos.
O projeto é da responsabilidade do arquiteto Mario Cucinella, conhecido pelas suas obras sustentáveis, e pretende promover a interação entre as crianças através da combinação entre as diversas áreas educacionais e os espaços verdes, que se encontram separadas por vidro.
A escola teve como inspiração a famosa personagem da Disney, o Pinóquio, e daí a utilização de materiais como a madeira.
Nas áreas ao ar livre pretende-se fomentar os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Sendo um projeto sustentável, a escola possui painéis fotovoltaicos no telhado que permitem reduzir o uso de equipamento mecânico e assim otimizar os recursos energéticos. Quarenta por cento da energia usada na escola vem precisamente da energia renovável.
Também tem um sistema que permite reutilizar a chuva para o sistema de rega do jardim e descargas nos sanitários, o que significa uma poupança de cerca de 57% de água potável.
A escola foi recentemente inaugurada e já é considerada uma das mais sustentáveis e bonitas do mundo.
.
.
Próximo Post