Esqueça tudo que você conhece por construção. Aqui não tem tijolo, cimento, nem mesmo madeira. O material escolhido para fabricar casas é o PVC. A ideia da startup Casa Clic, desenvolvedora do projeto, é conseguir levantar construções populares com baixo custo e dez vezes mais rápido que as de alvenaria.
O valor do metro quadrado de um modelo mais simples feito pela Casa Clic está por volta de R$900,00, enquanto o custo mínimo do metro quadrado de uma construção convencional é de R$1.500. A ideia dos criadores do projeto é tornar esse tipo de moradia acessível às classes C e D.
Por tratar-se de um material 100% reciclável e por não gerar resíduos, o sistema é uma construção ecologicamente correta em toda sua essência. Enquanto as construções tradicionais consomem cerca de 700 litros de água, por exemplo, as de PVC gastam apenas 50 litros.
Além disso, o produto utilizado é antibacteriano, térmico, acústico, desmontável e tem uma durabilidade estimada em mais de 80 anos. “A casa não dá manutenção, a pessoa só precisa passar água e sabão para limpar”, explica um dos desenvolvedores da Casa Clic, Pedro Chaves Barcellos.
O sistema se adapta a todo tipo de projeto, podendo ser utilizado não só na construção de casas, mas também de lojas, escolas, banheiros, galpões, barracões, alojamentos e unidades médicas.
Por ser uma ideia sustentável e que utiliza o plástico, o projeto foi um dos 19 selecionados pelo programa Braskem Labs, que incentiva empreendedores com ideias inovadoras.
O vídeo abaixo mostra como uma casa de PVC é erguida:
Próximo Post
[…] Fonte: http://www.thegreenestpost.com.br […]