15 de fevereiro, 2018
Atualmente, o uso de materiais sustentáveis e recicláveis é fundamental na nova concepção da arquitetura verde. Arquitetos e designers estão sempre em busca de materiais e produtos ecológicos para ajudar a criar soluções eficientes e sustentáveis sem gerar poluição e desperdício, e um desses materiais é o contêiner. A vida útil do contêiner para o mercado náutico é de apenas 8 anos, sendo que ela dura 100 anos, gerando 92 anos de “inutilidade forçada”.
Construções modulares de contêineres tem várias vantagens como: resistência a chuva, incêndio e outras intempéries, flexibilidade, durabilidade, baixo custo, obra mais limpa, rápida montagem e instalação, versátil, economia de recursos e reutilização dos contêineres descartados. O escritório de arquitetura Chapman Taylor concluiu em Junho de 2017 o hotel Holiday Inn Express em Manchester no Reino Unido, o primeiro hotel da região a ser construído usando um tipo especial de construção modular volumétrica com base em contêineres de aço descartados. O hotel foi construído como módulos separados que foram montados no local em menos de um mês.
Todos os 220 quartos foram concluídos numa fábrica de pré-fabricados e depois transportados para montagem no local, e incluem mobiliário, equipamentos e acessórios, tapetes, cortinas, papel de parede e janelas do chão ao teto. Uma equipe de trabalhadores empilhou os módulos uns em cima dos outros sem a necessidade de uma estrutura de suporte adicional para permitir a rápida instalação no local.
Cada módulo é composto por 2 quartos e uma seção de corredor e todos os quartos foram colocados no local em menos de 3 semanas, prontos para receberem o revestimento externo para finalizar a construção. O uso de um software especializado ajudou a detalhar toda montagem do projeto e permitiu a fabricação dos módulos. Cada recipiente possui revestimento que torná-los à prova d’água. Depois que recebeu o revestimento externo, ninguém poderia dizer que esse hotel foi feito inteiramente de contêineres reutilizados. Esse é uma construção upcycling que poderia durar 100 anos.
Via Stylo Urbano por Renato Cunha