16 de setembro, 2015
Em quéchua, a palavra vicca significa ventre.
A escolha desse vocábulo com fortes ressonâncias simbólicas vinculadas ao feminino e ao telúrico sugere uma atitude de respeito ao vínculo com a terra.
Ao adicionar o adjetivo verde, cuja relação com o ecológico pertence a nosso presente, esse espírito é sublinhado, agregando uma noção de compromisso ativo com um trabalho orientado à proteção ao meio ambiente e à articulação de novos meios que contribuam a esse fim.
É nesse contexto que se destacam projetos como o Edifício Madreselva, que o escritório de arquitetura Vicca Verde projetou – e foi responsável pela incorporação – no bairro limenho de Barranco. Sabe-se que o conceito de sustentabilidade e a própria palavra acabaram, em muitos casos, reduzidos a uma frívola etiqueta de conveniência, aplicada a propostas ou a equipes que pretendem apenas atrair uma atenção fácil sobre seu trabalho. Longe dessas retóricas, Vicca Verde apoia seu trabalho em uma atitude que, logo de início, assegura que o conceito de sustentabilidade começa mesmo antes do desenho.