05 de fevereiro, 2016
O Governo Francês anunciou o avanço de um megaprojeto solar que prevê, durante os próximos 5 anos, a instalação de painéis fotovoltaicos ao longo de 1000 quilómetros de estrada. A tecnologia usada chama-se Wattway e foi desenvolvida pela empresa de Engenharia Civil francesa Colas em cooperação com o Instituto Nacional de Energia Solar (INES).
Os painéis Wattway são constituídos por células solares de silício policristalino, embebidas num substrato resinoso multicamada, possuindo uma espessura de apenas 7 milímetros. São colados diretamente sobre a superfície de pavimentos existentes, não necessitando de qualquer operação preparatória.
O extradorso dos painéis foi dimensionado para, por um lado suportar a ação direta do tráfego rodoviário e dos agentes climatéricos e, por outro, lado assegurar boas condições de segurança de circulação, graças a um tratamento superficial anti-derrapante.
Os painéis são também flexíveis, o que lhes permite acompanhar as deformações cíclicas do pavimento em resultado das ações mecânicas e variações de temperatura.
De acordo com a Colas, os painéis Wattway foram fabricados para suportar a ação de 1 milhão de eixos padrão de 130 kN. Estão igualmente preparados para a utilização de equipamento de limpeza de gelo e neve.
A instalação dos painéis exige, no entanto, boas condições estruturais do pavimento existente, sendo necessário que este não possua qualquer tipo de fendilhamento e deformações por fadiga ou até danos superficiais como sulcos, ninhos ou peladas.
Segundo o fabricante, os painéis Wattway têm uma durabilidade média prevista de 10 anos para estradas de tráfego elevado e de 20 anos para secções pouco trafegadas. São também 100% recicláveis, podendo a cablagem elétrica ser igualmente reutilizada.
Fonte: Wattway/Colas | Imagens (adaptadas): Joachim Bertrand via Wattway/Colas
Via Engenharia Civil