Os PAINÉIS SOLARES , que usam a luz do sol para gerar energia elétrica e que até 6 anos atrás eram praticamente desconhecidas do público, hoje já alimentam mais de 42 mil casas, empresas e demais estabelecimentos do Brasil. Segundo as projeções oficiais da ANEEL (Agência Nacional de Elétrica), isso é só o começo de uma expansão que irá chegar a mais de 886 mil clientes até 2024.
O Brasil, no entanto, é um país de grandes proporções, com diferentes climas e níveis de radiação que, em conjunto com outros fatores envolvidos na geração e retorno obtidos com o sistema fotovoltaico, fazem com que eles cresçam em intensidade igualmente diferente entre as regiões do país.
Confira, abaixo, os 3 estados brasileiros onde a energia solar é mais usada para geração de energia elétrica pelos seus habitantes:
1) MINAS GERAIS
Se fôssemos comparar o Brasil com os Estados Unidos em termos de energia solar fotovoltaica, certamente a nossa Califórnia (estado mais solar dos EUA) seria Minas Gerais. O Estado foi pioneiro na ISENÇÃO DO ICMS SOBRE ENERGIA SOLAR e a cara tarifa energética local, associada aos altos níveis de radiação mineiro, fazem dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede uma ótima solução.
Sistemas de energia solar residencial: 5.685
Sistemas de energia solar comercial: 1.312
Sistemas de energia solar industrial: 259
Sistemas de energia solar rural: 496
Outros: 63
TOTAL: 7.815
2) SÃO PAULO
Em um colado segundo lugar está o estado paulista, que ameaça a liderança de Minas e, inclusive, já supera o estado no segmento de ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL , o de maior representatividade em todo o segmento de geração distribuída no Brasil.
Sistemas de energia solar residencial: 6.523
Sistemas de energia solar comercial: 881
Sistemas de energia solar industrial: 105
Sistemas de energia solar rural: 132
Outros: 48
TOTAL: 7.689
3) RIO GRANDE DO SUL
E em terceiro lugar temos Rio Grande do Sul que, embora perca para São Paulo em número de sistemas, supera o estado paulista quando se trata da potência instalada, contabilizando 60.340 kW gerados contra 50.315 kW em São Paulo. Isso é explicado pela maior quantidade de sistemas comerciais instalados no Rio Grande do Sul, que quase sempre tem potência maior que sistemas residenciais.
Sistemas de energia solar residencial: 3.529
Sistemas de energia solar comercial: 1.152
Sistemas de energia solar industrial: 185
Sistemas de energia solar rural: 300
Outros: 23
TOTAL: 5.189
Próximo Post