Em comunidades de baixa renda na África do Sul, muitas crianças nem sequer têm o luxo de fontes confiáveis de luz. Além de ter que lidar com os efeitos negativos para a saúde de lâmpadas de querosene, muitos que vivem em bairros irregulares, muitas vezes tem que caminhar por estradas mal iluminadas para chegar em casa da escola.
Para combater ambas as questões, Rethaka, uma empresa com sede em Rustenberg somente de mulheres, que se concentra em soluções sustentáveis para as comunidades atingidas pela pobreza, criou a Repurpose Schoolbag, uma mochila com energia solar portátil.
A mochila pode fornecer até 12 horas de luz. Quando a criança volta da escola eles podem remover a luz solar da bolsa, que fica em um frasco de vidro padrão, criando uma lâmpada prática que pode ser levado a qualquer lugar. De acordo com a Design Indaba, “com luz solar, significa que as crianças podem fazer sua lição de casa, mesmo durante cortes de energia, sem respirar os fumos ou correr o risco de incêndios, muitas vezes causados por lâmpadas de querosene.”
Cada mochila foi feita usando material impermeável eco-friendly composto de sacos de plástico reciclados. As mochilas também vêm com painéis de tecido refletivo, o que garante visibilidade durante a noite, algo importante uma vez que três crianças morrem nas estradas sul-africanas a cada dia por conta de acidentes no escuro.
Para saber mais sobre o projeto, e para apoiar, clique aqui.
Fonte: Magazine Good
Próximo Post