De todas as fontes de energia renovável, a energia eólica é uma das mais viáveis por esta poder ser obtida em qualquer parte geográfica.
Para produzir energia proveniente do vento é necessário um gerador o qual vai transformar a energia mecânica proveniente da rotação das pás, em energia elétrica para ser consumida pelo utilizador.
A energia eólica possui várias vantagens: é abundante, renovável, largamente distribuível, limpa, é apenas necessário um pequeno pedaço de terra para a implementação de uma torre e não produz qualquer tipo de poluição reduzindo assim o risco de qualquer dano para o meio ambiente, ao contrário das explorações de outros tipos de energia tais como a proveniente de combustíveis fosseis.
Comprar um aerogerador para a sua residência normalmente ainda é considerado como um luxo, mas se tiver algum tempo livre e disposição para o trabalho, porque não construir o seu próprio aerogerador caseiro?
Este projeto de construção de um aerogerador promete ser bem divertido, irá aprender todo o funcionamento de um aerogerador e também vai fazer-lhe poupar algum dinheiro na sua fatura de eletricidade.
Para a construção você vai precisar de um alternador de um carro comum, de pás (ou lâminas – como preferir chamar-lhe), de uma superfície rotativa para montar o conjunto de pás, de um leme direcional, material de solda e ferramentas e de uma estrutura de suporte (basicamente um poste com uma estrutura em ‘T’ na parte superior e esta deve permitir a rotação direcional).
Relativamente às pás poderá tentar encontrá-las no mercado e comprá-las ou como alternativa poderá fabricá-las você próprio.
Se optar pelo fabrico das pás deve ter em mente que elas devem ter a curvatura certa de modo a que a força do vento se desloque para fora do centro da fonte. As pás também devem estar bem equilibradas, devem ser todas iguais, com o mesmo tamanho e peso e o seu centro de gravidade deve estar centrado.
Vamos iniciar a parte da montagem… Monte as 3 pás (partindo do principio que será um aerogerador de 3 pás) numa superfície rotativa. Na parte traseira do suporte em ‘T’ coloque o leme que vai ter como função direcionar o gerador para o lado do vento.
Após isto deve fixar o alternador de carro na superfície em ‘T’ e de seguida montar o conjunto de 3 pás no alternador.
Feito isto coloque todo o conjunto já montado na superfície em ‘T’ num suporte que poderá ser um poste.
Para finalizar vai lidar com a parte elétrica. Deve ligar os fios que vêm do alternador a uma bateria de automóvel. Atenção: deve usar um controlador de carga de modo a evitar sobre carregamento.
E está finalizado o nosso aerogerador. Agora pode usar a energia armazenada na bateria em inúmeras aplicações.
Via Portal Energia
[…] Fonte: VivaGreen […]