Veículo possui abastecimento gratuito em quatro pontos da cidade. Com autonomia de 150 km, carro terá sistema de telemetria.
Dirigir sem carregar a culpa de ser mais um motorista a poluir o meio ambiente não será mais exclusividade daqueles que podem pagar caro por um carro elétrico. A partir do segundo semestre, quem passar pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), poderá alugar veículos elétricos. Além de evitar a poluição atmosférica, o motorista também sentirá a diferença no bolso, uma vez que o abastecimento é gratuito para este tipo de veículo.
O aluguel de carros elétricos foi formalizado entre a CPFL Energia e a Hertz nesta sexta-feira (13), quando se comemora o Dia do Automóvel, data marcada via decreto de Getúlio Vargas. O acordo faz parte das ações do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia – Emotive, e coloca Campinas em sintonia com cidades como Oklahoma, Londres ou Toronto, onde o aluguel de carros elétricos é uma realidade.
Autonomia
O primeiro carro elétrico disponível para locação será um Renault Zoe, que possui autonomia de 150 quilômetros e poderá ser reabastecido gratuitamente em qualquer um dos 25 eletropostos públicos que serão instalados até dezembro em Campinas. O valor do aluguel do carro ainda não foi divulgado. A unidade da Hertz em Viracopos também possuirá um ponto de carregamento instalado. Hoje, Campinas conta com quatro eletropostos em operação.
“Proporciona uma nova solução em transporte, e ainda vai ao encontro de nossa responsabilidade ambiental”, explica a diretora de marketing da Hertz, Ana Paula Kuba Ide.
Ao devolver o Zoe, os clientes da Hertz vão preencher um questionário relatando a sua experiência com o carro elétrico. O veículo contará com um sistema de telemetria para coleta de informações do funcionamento e os dados serão usados no projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da CPFL, que estuda os impactos da utilização dos veículos elétricos.
“Um dos objetivos da parceria com a Hertz é estudar o perfil de uso dos veículos elétricos pelos motoristas que os utilizam para fins particulares, além de ampliar as pesquisas sobre o impacto da tecnologia na rede de distribuição local”, diz o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.
Baixo custo
Outro objetivo do acordo é aproximar o motorista tradicional da tecnologia dos veículos elétricos, que vem ganhando cada vez mais espaço nos EUA e na Europa pelo seu baixo custo operacional e baixo impacto ao meio ambiente. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil tem hoje 1,8 mil unidades em circulação, entre elétricos e híbridos.
Os eletropostos em operação no âmbito do Programa permitem o carregamento rápido dos veículos, reabastecendo 80% da bateria em meia hora.
Mobilidade elétrica
O projeto de P&D da CPFL é financiado com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A pesquisa, iniciada em 2013, receberá R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão.
Atualmente, o projeto encontra-se na sua segunda fase. A expectativa nesta etapa é de ampliar a frota de veículos elétricos e aumentar o número de eletropostos em operação para até 25. Os pontos de recarregamento serão colocados em locais públicos, como shoppings centers, postos de serviços, na prefeitura e em outros pontos estratégicos.
Entre os temas estudados estão o impacto na rede elétrica e no planejamento da expansão do sistema, uso dos veículos elétricos como fonte de geração distribuída, os aprimoramentos regulatórios e legais, o ciclo de vida e reaproveitamento das baterias, estudo de tarifas e cobrança, a proposição de um modelo de negócios para a mobilidade elétrica no Brasil, além de outras questões relacionadas.
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Na primeira fase da pesquisa, foi possível concluir que os veículos elétricos são uma excelente opção para as pessoas que buscam economia. Os dados levantados pelo projeto mostram que o valor do quilômetro rodado de um automóvel a combustão é de aproximadamente R$ 0,30, ao passo que esse custo no veículo elétrico é de R$ 0,10, ou seja, um terço do gasto com um carro convencional.
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Baixo impacto
Outra conclusão da primeira fase é de que a expansão dos veículos elétricos teria impacto pequeno na demanda por energia. As projeções iniciais da CPFL Energia apontam que o uso desta tecnologia ampliaria o consumo de energia entre 0,6% e 1,6% no Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2030, quando as previsões indicam que a frota de carros elétricos pode alcançar entre 4 milhões e 10,1 milhões de unidades.
Confira os endereços para abastecimento gratuito em Campinas:
1. Em frente à sede da CPFL Energia, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino (Campinas).
2. Área externa do posto de serviços automotivos da Bosch, na Rua Fernão Pompeu de Camargo, nº 800, bairro Jardim do Trevo (Campinas).
3. Centro de Convivência de Campinas, em frente ao City Bar, Rua General Osório, bairro Conceição.
4. Shopping Iguatemi Campinas, na área do Valet – Deck Parking P2
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