Vejamos mais detalhes.
Primeiramente, vamos às partes do sistema:
– Coletores: são placas formadas por uma caixa metálica fechada, coberta por um vidro plano. Possuem uma serpentina e uma camada de isolante térmico no interior. Trabalham em conjunto com o boiler.
– Boiler: é o reservatório térmico, onde a água aquecida é armazenada.
Agora vamos descrever o funcionamento:
Os raios solares são captados pelas placas, aquecendo a água que passa pela serpentina, sendo armazenada em seguida no boiler.
A temperatura do boiler pode ser controlada. Enquanto há luz do sol, a água passa pela serpentina muitas vezes, mantendo o reservatório sempre cheio e aquecido.
O equipamento é conectado à rede de encanamento da caixa d’água.
A partir do momento em que os coletores conseguem captar o calor da luz solar, a água volta quentinha ao reservatório para ser distribuída por todo o encanamento conectado ao sistema.
Esquema mostra como funciona o sistema de energia solar para aquecimento da água
Há boilers de vários tamanhos, de 100 L até cerca de 20 mil L
A manutenção é simples: basta limpar periodicamente os vidros dos coletores para retirar a poeira e manter o nível de captação dos raios solares. Em regiões mais úmidas a própria chuva faz essa limpeza naturalmente – ou seja, a preocupação é mínima.
E quais são as vantagens de um sistema de aquecimento solar da água?
A principal vantagem é a economia de recursos naturais e financeiros.
Outro bom motivo para optar pelo sistema é que, apesar de custar mais caro que outros (elétrico ou a gás), tanto nos materiais quanto na instalação, a redução na conta de luz é imediata.
Há ainda a valorização do imóvel onde o sistema será instalado, tendo em vista que os aquecedores podem ser integrados ao sistema hidráulico já existente, gerando assim autonomia energética.
Há também a possibilidade de se usar um sistema híbrido: aquecimento solar e elétrico, podendo usar o chuveiro elétrico em dias nublados e economizar energia em dias ensolarados.
Entretanto, caso não haja sol, há uma resistência elétrica que é ativada.
O que considerar ao escolher o sistema mais adequado?
Quantas pessoas residem no imóvel: deve-se considerar que 1 pessoa use 100L de água por dia, em média. Portanto, numa casa de 4 pessoas, um boiler de 400L seria o ideal.
A região onde mora: em locais mais quentes a incidência de raios solares é maior, por isso é necessário menos coletores que em regiões mais frias, por exemplo.
A pressão da água: o boiler de baixa pressão é ideal para locais onde as caixas d’água estão instaladas até 5 metros de altura. Acima disso, deve-se usar os de alta pressão.
Próximo Post
Muito bom eu recomendo