Existe uma grande necessidade de embalagens plásticas e essa necessidade certamente aumentará no futuro. Os plásticos devem ser produzidos usando o mínimo de petróleo possível, e devem ser neutros para o clima e recicláveis. Essa é a ideia básica da Woodly, uma startup de tecnologia da Finlândia com a missão de acelerar a mudança em direção a um futuro sustentável, redesenhando os plásticos.
A Woodly foi fundada em 2011, mas a empresa já conseguiu muito – pelo meio ambiente. A principal razão para isso é a capacidade da empresa de criar redes e parcerias industriais. A tecnologia é desenvolvida em cooperação com o VTT Technical Research Centre of Finland Ltd , uma das principais instituições de pesquisa da Europa.
Os produtos comerciais da Woodly são feitos de celulose de madeira. A empresa já possui diversos materiais adequados para diferentes métodos de processamento de plástico e produtos finais. Seus produtos são seguros para embalagens de alimentos e, portanto, estão em conformidade com os regulamentos da UE.
A finlandesa Kesko , empresa de varejo mais responsável do mundo, foi a primeira empresa a lançar as embalagens Woodly. Os primeiros produtos de embalagens plásticas à base de celulose de madeira foram para as begônias da rosa Pirkka. A marca comercial Pirkka é da Kesko e é bem conhecida na Finlândia. O primeiro produtor de alimentos a usar plástico à base de madeira foi a Kyröntarhat Oy, uma empresa que produz saladas e ervas com a marca Vihreäkeiju.
As embalagens de madeira são identificadas pela sua visão “Melhor para a natureza – embalagens de plástico feitas de madeira”. Os consumidores reconhecerão a nova embalagem da Woodly pelo logotipo encontrado no próprio material.
Para fazer os produtos da Woodly, a celulose precisa ser modificada quimicamente, e Jaakko Kaminen, fundador e CEO da Woodly, explica. Isso é feito pelos parceiros da indústria química. A etapa seguinte é um processo de composição, que significa a mistura dos componentes por fusão e a produção do granulado. Os parceiros de composição da indústria de plásticos são responsáveis por esta última etapa.
A Woodly vende seus granulados para a indústria de plásticos, que os converte em produtos finais. Os granulados são adequados para processamento com qualquer método usado na indústria de plásticos. A empresa não produz nenhum destes materiais. Todo o processo é feito por parceiros. No momento a Woodly é uma equipe de poucas pessoas num escritório em Helsinque na Finlândia.
Os grânulos da empresa são 40-60% de material de base biológica. Ainda são necessários materiais à base de fósseis, mas a empresa está trabalhando muito para obter porcentagens mais baixas. No momento, os produtos da Woodly não são 100% biológicos pois não vale a pena financeiramente em escala industrial, mas estão trabalhando muito para chegar lá.
De acordo com Jaakko Kaminen, a Woodly fez uma inovação totalmente nova, pois os plásticos da empresa podem ser amplamente usados na indústria, desde filmes para embalagens até produtos de consumo. A sustentabilidade é fundamental para a empresa. Portanto, o dimensionamento foi projetado por sua própria iniciativa.
Como resultado, os plásticos da empresa podem ser produzidos em fábricas tradicionais e com máquinas tradicionais. Woodly é um plástico reciclável. Para maximizar o valor ecológico, social e financeiro, os produtos são projetados para serem reciclados várias vezes.
Black Moda é a primeira marca de moda a embalar roupas em Woodly. “Têxteis e roupas precisam de embalagens transparentes que os protejam de poeira, sujeira e umidade durante o transporte e armazenamento. Um objetivo importante do Black Moda Oy é encontrar alternativas de materiais mais ecológicos ao lado das sacolas plásticas, mas as propriedades não precisam ser comprometidas ” , disse Marko Keski-Vähälä , CEO da Black Moda Oy.
“Quando soube do material Woodly, imediatamente achei interessante. Quando estava à procura de um parceiro em Portugal para fazer uma mala, descobri que existe uma grande procura de um material como o Woodly. A Black Moda está ciente dos problemas do plástico tradicional e buscou febrilmente uma solução para isso. Agora que concluímos os sacos de embalagem Woodly, descobrimos que é realmente a melhor opção para nós” diz Riikka Keski-Vähälä de Oliveira , CEO da Black Moda Portugal.
Próximo Post