03 de setembro, 2021
Como morar em um sítio ecológico com com ar puro, água fresca e comida sem veneno
Sim, é possível viver em um sítio ecológico com ar puro, água fresca e comida sem veneno, mesmo que você não tenha experiência com a vida rural.
Na Semana do Sítio Ecológico, o permacultor Edilson Cazeloto, o Dirço, vai mostrar como qualquer pessoa consegue fazer a transição para o campo e transformar seu sítio em um ambiente que respeite, preserve e refloreste a Natureza.
São três aulas online e gratuitas de 20 a 24 de setembro.Para fazer a inscrição gratuita, basta clicar no link abaixo
https://bit.ly/sitio_eco_org
Dia 20, segunda, às 20h
Aula 1 – Adeus metrópole. Vou morar na roça.
Quais são os atalhos para fazer a transição da cidade para o campo, revelando as dores e delícias de quem escolheu a vida rural.
Dia 22, quarta, às 20h
Aula 2 – Vida no campo: do sonho ao projeto
Você vai aprender os princípios da permacultura, que é um estilo de vida mais integrado à Natureza.
Dia 24, sexta, às 20h
Aula 3 – Sítio Ecológico na prática
Como fazer o planejamento de uma propriedade rural de maneira que não só respeite mas também regenere a Natureza.
Dia 27, segunda, às 8h.
Abertura das inscrições do Curso Sítio EcológicoA transição não acontece somente com a mudança de endereço da cidade para o campo. “É preciso um novo olhar para a vida, para as relações pessoais e para o entorno”, afirma Dirço. “Fazer uma simples mudança, com a mesma mentalidade predatória da cidade, vai agravar ainda mais as condições precárias da zona rural”.
O Dirço vai apresentar a permacultura, uma metodologia de design ecológico com 3 princípios éticos: cuidar da Terra, cuidar das pessoas e repartir o excedente.
A permacultura oferece ferramentas para tomada de decisões que causam impacto positivo no meio ambiente, gerando um processo de regeneração.
A permacultura é uma filosofia da abundância, que segue o mesmo fluxo de funcionamento da Natureza.
A Semana do Sítio Ecológico é uma realização do Universo da Floresta, plataforma de cursos nas áreas de permacultura, bioconstrução, fitoterapia, agrofloresta.
Edilson “Dirço” Cazeloto é permacultor desde 2008. Ex-professor de pós-graduação, largou a vida acadêmica no auge para fazer a transição para morar na roça. Atualmente é o guardião o Sítio Pau Dágua, espaço destinado a cursos e eventos nas áreas de Permacultura, Agroecologia, Bioconstrução, Saúde Integral e Cultura Popular.
Em cinco anos, o Sítio, que era um antigo pasto, transformou-se em um pequeno oásis. Metade dos três alqueires está sendo reflorestado (3 mil árvores plantadas nos últimos dois anos) e 3 módulos de Sistemas Agroflorestais já foram implantados. Hoje conta com captação de água de chuva, tratamento ecológico da água, programa de reflorestamento e casas em bioconstrução.