14 de setembro, 2021
O compromisso com o meio ambiente esta sendo disseminado em várias vertentes e a beleza não poderia estar de fora, surge então o cosmético sustentável.
À medida que o interesse público pela sustentabilidade continua aumentando, muitos fabricantes de cosméticos buscam emulsificantes e ingredientes mais naturais e ecológicos para seus produtos. Os benefícios dos produtos de beleza “verdes” vão além das tendências – estudos crescentes mostram a toxicidade dos cosméticos convencionais e o mercado de cosméticos naturais continua a crescer de forma rápida e consistente.
As empresas de manufatura interessadas em se aventurar no mercado verde devem conhecer os detalhes por trás do movimento de sustentabilidade, incluindo os benefícios de se tornar verde e o potencial do mercado
No marketing moderno, a palavra “verde” tornou-se sinônimo de “orgânico” ou “saudável”. Quando um consumidor vê a frase “cosméticos verdes”, eles automaticamente fazem suposições ecológicas sobre o produto ou a empresa.
Mas o campo dos cosméticos verdes ainda precisa de esclarecimentos. Normalmente, o termo é usado para descrever produtos usando formulações, práticas de produção ou métodos de embalagem ambientalmente amigáveis.
No que diz respeito à indústria de cosméticos, cosméticos “verdes” e “sustentáveis” são definidos como produtos cosméticos que utilizam ingredientes naturais produzidos a partir de matérias-primas renováveis. Muitas empresas usam ingredientes petroquímicos derivados da gasolina, um recurso não renovável e economicamente volátil. Os oleoquímicos de base biológica, por outro lado, derivam de fontes renováveis de plantas e bactérias e são o cerne do movimento dos cosméticos verdes.
Os desenvolvedores de cosméticos em todo o mundo buscam obstinadamente esses oleoquímicos, juntamente com quaisquer fontes potenciais para eles. Alguns exemplos de fontes comuns incluem:
Óleos naturais : os óleos de palma e coco são frequentemente usados para derivar álcoois graxos, que são usados como surfactantes químicos. Outros óleos incluem óleo de argan e óleo de abacate. A glicerina, um derivado do óleo de palma, é um subproduto comum.
Plantas agrícolas : soja, milho e outras plantas agrícolas são usadas em toda a indústria cosmética para produzir óleos e álcoois. Emulsificantes cosméticos verdes, surfactantes e biocatalisadores são derivados dessas plantas, que podem ser adquiridas de forma barata e sustentável.
Bactérias : Um exemplo de recurso renovável atualmente em desenvolvimento é a bactéria Deinococcus , uma bactéria estudada por Deinove na França por suas propriedades químicas de produção. A Deinove usou a bactéria para criar ingredientes e pigmentos aromáticos para a indústria cosmética, representando um valor potencial de mercado nas centenas de milhões de dólares.
Os fabricantes dividem essas matérias-primas em oleoquímicos em uma planta de processamento. As gorduras ou óleos são divididos por hidrólise, que usa água, ou alcoólise, que usa álcool.
Para o consumidor, as atrações de cosméticos sustentáveis superam os custos ou pesquisas extras. Três grandes atrativos de cosméticos verdes incluem responsabilidade ambiental, maior eficácia e saúde a longo prazo.
Os consumidores modernos têm uma consciência global crescente e se preocupam com a responsabilidade social e ambiental. Um dos principais benefícios de produtos sustentáveis é o seu impacto ambiental mais amável.
Toda semana, novas histórias aparecem sobre perigosas emissões de carbono ou vastos carros alegóricos de plástico no oceano. Muitos petroquímicos em cosméticos convencionais são poluentes tóxicos e degradam o meio ambiente e também nossos corpos. À medida que nos tornamos mais conscientes ecologicamente, os consumidores exigem produtos naturais e com baixo teor de poluentes.
Um exemplo recente de poluição e demanda do consumidor é a proibição de microesferas. Microbeads são pequenos pedaços de plástico encontrados em muitos produtos de banho e esfoliantes. No entanto, eles não se dissolvem e, em 2015, um estudo relatou que mais de oito trilhões de microesferas estavam sendo lavadas em nossos cursos de água todos os dias.
Ingredientes naturais e oleoquímicos são menos propensos a causar irritação na pele ou reações alérgicas. Sem produtos químicos sintéticos, tóxicos ou cores artificiais, os produtos sustentáveis dependem das propriedades curativas encontradas naturalmente em plantas e animais – os ingredientes que os seres humanos usam há séculos.
Considere a glicerina , um derivado natural do óleo de palma. O líquido claro e não tóxico é usado em sabões, produtos farmacêuticos e cosméticos. Por ser um umectante, a glicerina pode reter água, tornando-o um excelente hidratante. A glicerina melhora as características higroscópicas do corpo , incentivando a pele a absorver e manter a água. Como uma substância não irritante, pode ser aplicada em qualquer lugar do corpo. É um ingrediente antienvelhecimento eficaz e, devido às suas propriedades antimicrobianas, também pode servir como tratamento para acne.
Um oleoquímico que tem todo o poder de produtos químicos sintéticos sem nenhuma toxicidade, a glicerina é um exemplo perfeito da eficácia natural de cosméticos sustentáveis.
Embora os petroquímicos possam fornecer resultados a curto prazo, os efeitos a longo prazo podem ser altamente tóxicos para os seres humanos e o meio ambiente. Anos de uso de cosméticos sintéticos foram atribuídos a dores de cabeça, lesões oculares, acne, desequilíbrio hormonal e envelhecimento prematuro.
Ao escolher cosméticos sustentáveis, um consumidor renuncia ao estresse e à incerteza de produtos tóxicos e sintéticos e investe em sua saúde e beleza a longo prazo.
Criar produtos ecológicos não significa sacrificar a qualidade ou os lucros. Com os olhos do público cada vez mais focados na ética corporativa, pequenos passos em direção à sustentabilidade podem melhorar significativamente a opinião pública e aumentar as vendas.
Cosméticos de alta qualidade fornecem resultados efetivos sem colocar o consumidor em risco. No entanto, muitos produtos petroquímicos, como o óleo mineral, apresentam um baixo nível de toxicidade para os usuários. Quando aerossolizados e inalados, esses produtos mostraram ser alérgenos e, como alguns estudos sugerem, podem causar câncer.
Na maioria dos produtos de base biológica, a toxicidade para o usuário final é reduzida, criando produtos mais seguros e de maior qualidade.
Os produtos ecológicos enviam uma mensagem aos consumidores – esta empresa está comprometida com a qualidade, segurança e sustentabilidade e merece sua confiança .
À medida que mais e mais pessoas se preocupam com produtos sintéticos, os consumidores procuram empresas que praticam transparência e honestidade. Ao avançar para produtos sustentáveis e ecológicos, você mostra sua consciência global e social. Isso promove a fidelidade do cliente a uma marca, não apenas aos produtos. As pessoas começarão – e continuarão – a comprar os produtos de uma empresa porque concordam com sua missão.
Os cosméticos verdes também apresentam uma oportunidade única para os fabricantes de cosméticos se concentrarem na responsabilidade corporativa. Além dos impactos positivos que o marketing verde pode ter na imagem de uma empresa, tomar medidas extras de fornecimento ou embalagem sustentável também pode causar um impacto significativo.
Quando uma empresa aumenta suas iniciativas de sustentabilidade, ela se apropria do seu impacto na saúde e nas economias globais. Ao assumir a responsabilidade corporativa por sua fabricação, uma empresa ganha autoridade e respeito entre os consumidores, fornecedores e outros membros da cadeia de distribuição.
Os fabricantes que mudam para a produção sustentável de cosméticos têm um futuro promissor.
O crescente interesse em cosméticos sustentáveis teve um efeito significativo no mercado de cosméticos. Com um número crescente de consumidores e varejistas exigindo cosméticos com ingredientes naturais ou sustentáveis, o mercado de cosméticos verdes registrou uma taxa de crescimento anual de 15%.
Essa taxa de crescimento ultrapassa em muito a indústria global de cosméticos e cuidados pessoais, que atualmente mantém uma taxa de crescimento anual global de 5%. Até 2025, o mercado de beleza orgânica chegará a US $ 25,11 bilhões .
Na indústria de cuidados pessoais, o mercado de oleoquímicos está aumentando à medida que os fabricantes de cosméticos continuam se afastando dos petroquímicos. Os ácidos graxos, em particular, devem experimentar melhorias no lado verde do mercado, considerando que eles representaram 57% da demanda total de produtos oleoquímicos em 2013.
A região da Ásia-Pacífico é uma área de particular interesse para esse mercado, uma vez que a região respondeu por 41,9% do mercado total de oleoquímicos em 2013 por sua abundância de matérias-primas e grande base de consumidores. Ambos os números não são surpreendentes, considerando as quantidades de glicerina cosmética a granel exportadas regularmente da região.