O antes e o depois de Regência, com depoimentos dos que tiveram a vida destruída com o maior desastre ambiental do Brasil.
* Foto de abertura: Kevin Damasio
No dia 05 de novembro de 2015, uma barragem de mineração da Samarco se rompeu no município de Mariana (MG), e liberou uma lama de rejeitos que rapidamente atingiu o rio Doce.
Depois de 16 dias varrendo as centenas de quilômetros do rio Doce, formando uma onda de destruição em massa, a lama de rejeitos chegou na foz do rio, situada na vila de Regência, no Espírito Santo.
O vídeo acima mostra a Regência de antes do trágico episódio – com suas ondas limpas e perfeitas – e faz um triste recorte da situação dramática que vive a comunidade local de aproximadamente 1200 pessoas. Muitos desses nativos tinham no rio (que não existe mais) sua principal fonte de sustento, por meio da pesca. O turismo – e o surf como um de seus principais guarda-chuvas – também está ameaçado na região. O que resta é um cenário cujo presente é desolador e o futuro, incerto.
Sabe-se, no entanto, que até agora a lama de rejeitos soterrou sonhos, interrompeu planos e afetou profundamente uma comunidade que tinha, no rio e no litoral onde o mesmo deságua, sua principal fonte de sustento.
* Trechos de texto extraídos da descrição do vídeo no Youtube.