Vivagreen

coffee break

Plano ABC+ é a aposta para uma produção mais sustentável e de referência mundial

30 de agosto, 2021

Há dois dias da Cúpula do Clima o Brasil reforça seu interesse em mostrar que está comprometido com a agenda climática.

Com isso o Governo Federal lançou as bases conceituais da segunda fase do Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado ABC+, com metas até 2030.

O detalhamento do plano foi apresentado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em evento virtual que contou com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.

A previsão é que o Brasil apresente este ano redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 43%, segundo a  Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Acordo de Paris.

O objetivo do Plano ABC+  é avançar nas soluções tecnológicas sustentáveis para a produção no campo e a melhoria da renda do produtor rural, com foco no enfrentamento da agropecuária às mudanças do clima.

Durante o evento a ministra Tereza Cristina ressaltou que os produtores rurais brasileiros já identificaram que a produção aliada com conservação é viável e rentável.

“Estamos lançando as bases para que, como potência agroambiental, sigamos aliando segurança alimentar e nutricional à conservação ambiental. No entanto, é necessário que essa dupla contribuição seja reconhecida pelos nossos parceiros internacionais, com o fim do protecionismo no comércio agrícola e a implementação de mecanismos que recompensem nossos produtores pelos serviços ambientais que prestamos ao mundo”, destacou a ministra da Agricultura.

O ABC+ reestrutura os conceitos e estratégias do Plano ABC. Para o governo o plano mantém o compromisso com a sustentabilidade na produção de alimentos, fibras e energia, promovendo resiliência e aumentando a produtividade e renda dos sistemas agropecuários de produção, permitindo ainda redução de emissões de gases de efeito estufa.

Agricultura, Agronegócio, Algodão, SLC Agrícola
O plano foi elaborado após ampla consulta a técnicos, pesquisadores, consultores e outros parceiros
(Imagem: YouTube/SLC Agrícola)

O trabalho foi iniciado em julho de 2020 sob a liderança da Coordenação-Geral de Mudanças do Clima (CGMC) do Departamento de Produção Sustentável (Depros) do Mapa.

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Pedro Alves Neto, comentou que o ABC+ é a certeza  certeza de que o Brasil tem uma política pública que não é só momentânea.

“O ABC+ mostra uma tendência segura de que o Brasil é uma potência agrícola e ambiental. Essa importante e fundamental entrega vai fazer com que nosso produtor rural se aproprie do seu espaço nos segmentos competitivos com a imagem que ele merece ter: de produção sustentável e segura de alimentos”, afirmou.

Já o presidente da Embrapa, Celso Moretti, destacou que, com as tecnologias do ABC, o país desenvolveu a carne carbono neutro e já estão em andamento protocolos para a produção de bezerro carbono neutro, couro carbono neutro e leite baixo carbono.

“Uma das ações do plano diretor da Embrapa é ampliar, até 2025, em 10 milhões de hectares as áreas com Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta no país”, ressaltou.

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts