A cortiça não serve apenas para fazer rolha de garrafa. É muito mais do que isso. O tecido de cortiça surge como um ótimo material para a moda e a decoração. Retirado da casca do sobreiro este material é extremamente sustentável. Ao contrário da maioria das árvores, o sobreiro não precisa ser cortado a fim de colher o material. Em vez disso, apenas o casca é retirada enquanto o resto do tronco da árvore continua intacto. Estas árvores crescem de forma muito lenta e podem viver de 170 a 250 anos, durante os quais a colheita da cortiça pode ser feita cerca de 16 vezes.
A cortiça é um produto natural, mais robusto e fácil de manter do que outros materiais, como o couro. A cortiça como o couro animal, vai ficando mais suave com o desgaste e pode ficar simplesmente divino na confecção de todo tipo de acessórios além de roupas. Portugal é o maior produtor mundial de cortiça com várias empresas que vendem a cortiça com várias finalidades na indústria.
A cortiça além de ser um recurso renovável é uma cultura que emprega milhares de agricultores familiares em Portugal. Designers e estilistas portugueses utilizam esse belíssimo e sustentável material em suas coleções. Com a crescente procura por tecidos mais sustentáveis para moda, a cortiça é um ótimo material pelas seguintes características:
RESISTENTE:
A cortiça é extraordinariamente resistente ao desgaste, uma vez que é menos afetada pelo impacto e atrito do que outras superfícies duras como o curo animal, devido à sua composição celular.
SAUDÁVEL:
Suberina, uma substância da cortiça, é um repelente natural. Mesmo os cupins são mantidos longe. A cortiça é anti-microbial, não dá alergia a quem sofre de asma e é resistente ao mofo e bolor. Se você sofrer de alergias, pode desfrutar do conforto e calor de um tapete de cortiça que é a alternativa ideal.
BENEFÍCIOS:
Fácil de limpar e manter, versátil, ambientalmente amigável, anti-microbiano, quente, confortável e lavável, resistente ao impacto, reduz o ruído, resiste a arranhões e manchas, isolante, exclusivo e elegante, leve, suave ao toque, flexível, resistente ao fogo e à prova de água além de ser durável. Não são qualidades mais do que suficientes para um material sustentável e absolutamente lindo?
TECIDO DE CORTIÇA
O tecido de cortiça é produzido a partir de folhas muito finas de cortiça natural obtidas a partir da casca da árvore do sobreiro nas florestas de sobreiros de Portugal. A cortiça de melhor qualidade, e que permite maior elasticidade, é laminada através de uma técnica apurada, as folhas são depois aplicadas numa tela, a que se chama backing.
O tecido de cortiça utiliza uma cola de base aquosa, em vez de cola química agressiva. A cortiça é um verdadeiro “couro natural” pois sua fabricação não mata animais, não destrói árvores, não usa produtos químicos perigosos, não polui a água e tem muita qualidades.
O tecido de cortiça pode ser colorido e estampado. Abaixo algumas peças de roupas e acessórios feitos de cortiça da marca Terials. Outras marcas de acessórios que trabalham com cortiça são a Shop Cork Design, a Secret Cork, Pelcor e Artipel Cork. Outros estilistas de designers que trabalham com o couro de cortiça está no site da Associação Portuguesa de Cortiça – APCOR.
O vídeo abaixo mostra como são colhidas as cascas da árvore do sobreiro que vai se transformar na cortiça e os mais diversos produtos de moda e decoração que podem ser feitos.
O grupo português grupo JPS através de sua marca Sedacor lançou uma linha de tecidos de cortiça para moda e decoração chamado “Cork´n Roll” . Veja abaixo as mil e uma utilizações da fabulosa cortiça.
Pulando de Portugal para a Alemanha, a empresa têxtil Schoeller pioneira em tecidos de alta tecnologia desenvolveu um novo tecido utilizando fibra de cortiça chamado Corkshell. Eles combinaram as propriedades de isolamento da cortiça com tecidos de alta performance, tais como a fibra de lã e jersey para a fabricação de roupas para inverno e esportivas.
O tecido de cortiça além de manter o usuário quente, é extremamente respirável e super confortável. Empresas como Patagônia e a North Face já estão utilizando em suas coleções o tecido de cortiça em casacos de inverno, roupas esportivas e de ginástica. A fabricação do tecido é totalmente sustentável.
[…] Retirado da casca do sobreiro este material é extremamente sustentável. o sobreiro não precisa ser cortado a fim de colher o material. A cortiça como o couro animal, vai ficando mais suave com o desgaste. É resistente, Saudável (repelente natural, anti-mofo, anti-microbial e anti-alérgico). Portugal é o maior produtor mundial de cortiça. Fonte […]