Outro dia o título de um post me chamou a atenção no facebook, dizia ‘Por que você deve pensar duas vezes antes de tomar café de cápsulas descartáveis’. O post era do blog da marca Insecta Shoes e me fez refletir muito sobre o assunto das cápsulas, tanto que virou tema nesse post que você lê agora. Pois é, as cápsulas viraram um problema, considerando que milhares vão parar em lixões e aterros diariamente. Para vocês terem ideia, um casal descarta aproximadamente 1500 cápsulas por ano quando utiliza sua máquina duas vezes no dia. Na teoria as cápsulas são recicláveis, mas na prática exige a separação dos materiais das quais a maioria são feitas (plástico, alumínio e um tipo de material orgânico), o que dificulta e encarece o processo de reciclagem. Sem falar que no Brasil nós reciclamos muito pouco. Em São Paulo, por exemplo, 12,5 mil toneladas de lixo domiciliar são recolhidas todos os dias e 35% são materiais que poderiam ser reciclados, mas só 3% são reaproveitados.
A Nestlé se mostra preocupada com o que acontece após o fim da vida útil das cápsulas Dolce Gusto e apresenta desafios, objetivos e resultados no site da marca. Já as cápsulas da Nespresso são feitas 100% de alumínio, o que facilita a reciclagem, mas é necessário fazer o descarte correto, eliminando o pó de café no lixo orgânico. Pra quem se interessar, também no site da marca eles disponibilizam os pontos de coleta das cápsulas usadas.
Mas calma, com tudo isso não estou dizendo para você deixar de consumir o café em cápsulas. Eu também consumo em casa e as facilidades dos dias de hoje são mesmo tentadoras, concordo. Mas podemos fazer nossa parte separando o lixo corretamente. E no caso das cápsulas, é necessário retirar a tampinha e descartar o pó no lixo orgânico e a tampa e a cápsula (limpas) no lixo reciclável. Leva um tempinho, eu sei, mas são pequenas atitudes que fazem a diferença. Você pode encontrar uma forma de reservar as cápsulas que consume durante a semana e fazer essa separação no final de semana, com o tempo vira hábito.
Outra forma de ajudar o meio ambiente é reutilizar as cápsulas, com criatividade elas viram matéria prima para novos produtos. Se você não é muito adepto de trabalho artesanal, pode separar as cápsulas para uma amiga, parente ou vizinho que curte a ideia. Aproveita e já compartilha esse post com eles, pois selecionamos imagens de alguns produtos inspiradores.
Imagens, dados e informações: insecta shoes | jornal hoje | ecoreciclos | pinterest.
Via Jóia da Casa por Ariane Protte
Próximo Post