Protótipo foi testado por 20 quilômetros numa rota de BRT na Holanda. Future Bus trafega a até 70 km/h em modo autônomo.
A Mercedes-Benz apresentou nessa segunda-feira (18) o Future Bus no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), na Alemanha. A marca ainda promoveu um teste com o ônibus do futuro, que trafegou 20 quilômetros sem auxílio do motorista por uma das maiores rotas de BRT da Europa.
Batizado de City Pilot, a tecnologia autônoma que equipa o Future Bus é baseada na do caminhão Mercedes-Benz Actros – apresentado há dois anos. No entanto, ela foi otimizada para ser utilizada na cidade, e não somente em estradas como no caminhão. Com capacidade de rodar a até 70 km/h em modo autônomo, o Future Bus é capaz de reconhecer placas de trânsito e semáforos, além de abrir e fechar as portas nas paradas, trafegar por túneis e frear automaticamente quando detectar obstáculos e pedestres à sua frente.
Interior conta com bancos laterais; ambiente tem iluminação em led | Crédito: Divulgação
Tudo isso é possível porque ele é equipado com GPS, câmeras e radares de curto e longo alcance, que monitoram todo o tempo o percurso, além de posicioná-lo corretamente na via. Porém, o Future Bus sempre tem uma pessoa responsável por acompanhá-lo em sua condução autônoma, podendo retomar o comando do ônibus quando for preciso – como em situações na qual a estrada não conta com estrutura para um veículo autônomo ou em ocasiões de emergência.
Para demonstrar a capacidade do protótipo, a Mercedes-Benz colocou o Future Bus para percorrer um trajeto de 20 quilômetros num corredor de BRT (Bus Rapid Transit) na Holanda. Com um circuito que liga o aeroporto de Amsterdã a cidade de Haarlem, o ônibus do futuro trafegou por diversas curvas, túneis e cruzamentos com semáforos. Além disso, a Mercedes-Benz pode se comunicar via wi-fi com o veículo para obter informações sobre os semáforos que estão por vir na rota.
Por dentro, o Future Bus conta com iluminação em led, além de duas portas centrais para entrada e saída de passageiros e bancos laterais inteiriços com dois lugares cada. O visual externo traz linhas que remetem aos ônibus da marca fabricados na década de 1990, com o toque moderno ficando a cargo do sistema de iluminação azul na parte dianteira e nos contornos das janelas laterais. A temática futurista é seguida em cada detalhe. Embora ainda seja um protótipo, o Future Bus é chamado como o “ônibus do amanhã” pela Mercedes-Benz e não será surpresa se ele chegar às ruas nos próximos oito anos.
Próximo Post