02 de agosto, 2016
Algumas marcas levam a sério o termo “moda consciente” e investem em novas tecnologias para criar produtos sustentáveis. Essa é a filosofia da Cartina, uma empresa italiana que nasceu numa pequena cidade na província de Lucca, sede das maiores fábricas de papel da Itália.
Cartina é o primeiro e único tecido sustentável do mundo derivado de papel reciclado para substituir o uso de pele animal na produção de vestuário, calçados, malas e acessórios para mulheres, homens e crianças. Graças às patentes exclusivas sobre o processo de fabricação, o Cartina tem as mesmas características físicas e mecânicas do couro como resistência e impermeabilidade e pode ser estampado das mais diversas formas.
Os sapatos e bolsas feitos com Cartina são leves, impermeáveis, resistentes, modernos, confortáveis mas também muito elegantes. Transformar papel reciclado em algo durável e repelente a água foi o resultado de dois anos de pesquisas para se recuperar o papel e criar um tecido durável e biodegradável para ser usado em artigos de moda.
Na produção se utiliza papel descartado que é processado, criando assim o tecido de papel que por sua vez poderá ser reciclado novamente sem precisar ir parar no aterro. A vantagem não é apenas estética, mas também para se obter a máxima leveza. Feito inteiramente na Itália, em uma oficina que geralmente produz sapatos de couro, o método de construção é o mesmo, utilizando o material de papel como se fosse couro. Um luxo!
Além disso, o tecido de papel é dublado com outros materiais, tais como veludo para dar mais resistência e maleabilidade. O legal é que o Cartina pode ser personalizado de várias formas deixando livre a criatividade do designer. Cores, texturas, desenhos, imagens e fotos podem ser reproduzidas na superfície do tecido para a fabricação de produtos com um estilo único e inconfundível. Para mais informações veja o site oficial.
Via Stylo Urbano por Renato Cunha