10 de julho, 2015
Não, isso não acontece em alguma cidadezinha do interior dos Estados Unidos. Trata-se do coração de Nova York: nada menos que Brooklyn. A produtora local, Gotham Greens, construiu, no ano de 2013, uma estufa em cima de um supermercado da rede Whole Food. Segundo a empresa fundadora, o estabelecimento é capaz de produzir 150 toneladas de alimentos por ano.
Apesar de não utilizarem pesticidas, agrotóxicos e tudo-mais-que-há-de-ruim, a produção não pode ser considerada orgânica, porque utiliza técnica hidropônica. Entretanto, a preocupação com o meio ambiente é inegável: sistemas inteligentes de irrigação diminuem o uso de água em 20 vezes e o transporte dos alimentos não emite nada, já que o supermercado fica logo abaixo.
O empreendimento não é o primeiro de Gotham Greens em Nova York. No mesmo bairro há outra estufa, com capacidade de 100 toneladas/ano, que foi construída em 2010. A rede foi pioneira no que diz respeito à produção comercial em estufas no terraço de áreas urbanas –e provou que dá certo!
O que falta mesmo é a empresa decidir adotar a moda de Berlim e tornar-se também ‘zero embalagem’. Qualquer uma das duas iniciativas serão bem-vindas no Brasil, não acha?
Foto: Divulgação