11 de dezembro, 2016
Seis alunos da Willem de Kooning Academy, escola de design da Holanda, acabam de desenvolver método que transforma frutas podres, que iriam para o lixo, em uma espécie de couro ecológico.
Batizado de Fruitleather Rotterdam, o projeto fabrica um tipo de tecido que pode ser usado na confecção de estilosos acessórios, como bolsas e carteiras, e até mesmo de assentos de carros.
Segundo o site Mashable, a ideia surgiu quando o grupo de estudantes visitou uma feira livre no bairro de Binnerotte e ficou chocado com a quantidade de frutas que eram jogadas fora no fim do dia.
Dispostos a resolver o problema ambiental com a ajuda do design, os alunos recolheram uma grande quantidade de mangas, laranjas e maçãs, entre outras frutas, para confeccionar as primeiras bolsas do Fruitleather Rotterdam – e foi só sucesso!
Os inventores não revelam o processo para transformar “lixo” em couro ecológico, mas garantem que pretendem investir pesado no projeto. Segundo a ONU, todos os anos, um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado e vai parar na lata do lixo. Está aí uma oportunidade e tanto de negócio, não?
Foto: Divulgação/Fruitleather Rotterdam
Próximo Post