01 de outubro, 2015
Durante uma viagem ao Uruguai, o artista plástico brasileiro Ubiratan Fernandes surpreendeu-se com a quantidade de lixo que encontrou nas praias, e resolveu transformar essa sensação em arte, usando o lixo como obra-prima.
Da ideia resultou o projeto Tampart, que construiu uma onda com 125 mil tampinhas de diferente tipos de garrafa, coletadas por crianças de escolas participantes do projeto ou voluntários.
Após a montagem da obra, que durou três meses, a onda será inaugurada esta quarta-feira, 30 de setembro, em Porto Alegre.
Em entrevista ao blog Rede Social, o artista plástico revelou que estar conectado às redes sociais foi importantíssimo para o sucesso do projeto, que atraiu atenção internacional:
– Recebemos tampinhas dos Estados Unidos, da Itália, da Espanha, da Inglaterra, da Argentina, do Uruguai, do México, do Canadá, tudo por causa da divulgação no Facebook e no Instagram.
Mas o Tampart não se encerra com a inauguração da onda: a partir de outubro, serão ministradas oficinas a crianças de escolas municipais e particulares. Mantendo a ideia de sustentabilidade e reciclagem, serão disponibilizadas chapas de metal e tampinhas imantadas de diversas cores, para as crianças montarem seus próprios desenhos.
Conexão Lusófona
Próximo Post