Com apenas 22 anos de idade, o americano estudante de design Nick Pourfard, conseguiu fazer de suas duas paixões um negócio rentável: a confecção de guitarras com skates quebrados. A Prisma Guitars é uma marca de guitarras de fabricação 100% artesanal, localizada em São Francisco, Califórnia (EUA).
Tudo começou quando Nick, que anda de skate há tempos e toca guitarra desde os sete anos, se machucou em uma de suas manobras. Com tempo de sobra em suas mãos, Nick encontrou um novo hobby: a marcenaria. Sozinho, aprendeu esse novo ofício até o ponto de conseguir construir uma guitarra com as próprias mãos!
“Eu tinha uma enorme pilha de skates velhos no meu armário e eu estava muito curioso para ver se era possível fazer a guitarra com eles”.
Nick queria uma guitarra única, que não era possível de encontrar no mercado e conseguiu! Como o material utilizado nunca tem o mesmo padrão, a combinação de cores é sempre diferente, o que significa que cada guitarra sai de um jeito. Sua primeira venda foi para o skatista profissional Justin Figueroa. Depois, recebeu uma encomenda de ninguém menos do que Steve Harris, o astro de rock integrante do Iron Maiden.
Ele consegue os skates de lojas, distribuidoras e de amigos skatistas. O processo de fabricação de cada guitarra dura em torno de 2 a 3 semanas. Primeiro os shapes são colados um em cima do outro, depois cortados em placas, por último, as placas são cortadas no formato da guitarra.
“Eu vejo as outras marcas de guitarras como um guia do que não fazer. Eu nunca fiz uma guitarra de madeira nova e se eu fizesse, acho que guardaria na caixa e nunca mais olharia para ela.”
Como se a beleza das peças não bastassem, a Prisma Guitars é uma marca que tem responsabilidade ambiental. A empresa aceita doação de skates quebrados dos moradores da região e os retira pessoalmente, evitando que o destino dessas peças seja o aterro local.
Imagens: Prisma Guitars.
Via Jóia de Casa