Dispositivo criado por empresa local permite que usuários também possam trocar as garrafinhas por crédito em seus celulares
Soluções para a reciclagem são essenciais em um país com 1,3 bilhão de pessoas
Ninguém pode negar que o plástico é um produto versátil. De celulares a saquinhos de supermercado, ele está em nosso dia a dia. E pode permanecer bem mais do que nós neste planeta. O tempo de decomposição de uma garrafa PET, por exemplo, pode passar dos 100 anos. Logo, surge como uma necessidade pensar em soluções inteligentes para o destino dos produtos feitos com plásticos.
Uma empresa na China vem testando uma solução interessante: ela permite que os moradores e visitantes de Pequim possam trocar garrafas PET por passagens de trem ou recarregar seus celulares. A empresa Incom, que recicla mais de 15 mil toneladas de garrafas PET por ano, instalou em 34 lugares máquinas capazes de receber as garrafas PET, pesar o material e calcular seu valor e, em seguida, oferecer o crédito para o usuário trocar por recarga ou passagem no transporte público.
O dispositivo criado pela empresa chinesa é uma forma de incentivar a reciclagem e garantir um destino apopriado para os resíduos plásticos. E a máquina também pode sensibilizar as pessoas para a importância do tema em um país com mais de 1,3 bilhão de habitantes. Porém, a China tem uma florescente indústria de reciclagem de plástico. Além disso, milhares de catadores de lixo informais varrem as ruas das cidades ou vão de porta em porta à procura de resíduos. A máquina da Incom é um mecanismo valioso, mas é fundamental refletir se não terá mais do que um impacto marginal. Cabe a nós pensarmos qual é a nossa relação com o plástico e no que podemos fazer para otimizar o uso de um produto nobre.
Via As Boas Novas – asboasnovas.com.br