Por questão de saúde, a maioria de nós joga fora os alimentos que passam da data de validade, mesmo que seja apenas um ou dois dias. Mas será que devemos mesmo jogá-los no lixo imediatamente?
Em uma matéria publicada pela BBC de Londres, Liza Acreli, especializada em saúde ambiental e professora da Universidade de Salford no Reino Unido, comprovou que de fato alguns produtos devem ser mesmo descartados após a data de validade. Mas o ideal é mesmo é confiar no seu próprio olfato – se o alimento estiver com um cheiro estranho, deve ir para o lixo.
Para saber exatamente quanto tempo dura cada alimento, separamos algumas informações relevantes para você.
Frango
Pode ser consumido até dois dias após data de validade
É possível consumi-lo até dois dias após a data de validade se não tiver mau cheiro. O aroma deve ser o de frango fresco.
Leite
Pode ser consumido até dois dias após validade se não tiver mau cheiro
Pode ser consumido em até dois dias após o vencimento. O ideal é checar, além do cheiro, a consistência e a cor. Se estiver amarelado e com grumos, jogue fora.
Queijos amarelos
Os queijos amarelos são os do tipo cheddar, muçarela, parQueijos amarelos podem ser consumidos até duas semanas após vencimento, se guardados adequadamente na geladeiramesão e provolone, por exemplo. Podem ser consumidos até duas semanas após o vencimento se forem guardados em um recipiente fechado, de preferência na geladeira.
Iogurte
Muitos jogam o iogurte fora após um dia da data de validade, mas pode ser consumido em até um mês. O ideal é seguir a dica do cheiro. Se estiver estranho, jogue fora.
Farinha, açúcar, arroz e massas
Podem ser consumidos até dez anos (!) após a data de validade, caso permaneçam nos pacotes fechados e longe da umidade.
Geleia e mel
Não há um período específico para esses alimentos, mas podem ser consumidos por um bom tempo após a data de validade. O mel nunca estraga, desde que mantido em recipiente bem vedado em sem entrar em contato com outros alimentos. O ideal é checar o aspecto visual e o cheiro, principalmente da geleia. Também é importante guardá-los em locais limpos.
Dica: o ideal é guardar todos esses alimentos em recipientes muito bem higienizados, caso contrário serão contaminados por fungos e bactérias que podem fazer mal à saúde e, claro, estragar os alimentos rapidamente.
Fonte das imagens: Flickr
Fonte: Sheila M.