Já ouviu falar do Green Carpet Challenge (GCC – “Desafio do Tapete Verde”), da Eco Age? Fundado pela atriz e ativista Livia Firth, mulher do ator Colin Firth, o projeto, criado em 2009, opera em vários níveis para “destravar” o potencial do estilo sustentável, abrindo caminho para um novo tipo de indústria da moda. “O Green Carpet Challenge atua no tapete vermelho com nossas celebridades favoritas usando peças sustentáveis, na frente dos flashes, e na cadeia de produção do mundo todo, fazendo uma mudança real” explica Livia. (Leia mais sobre o projeto nesse e nesse posts do Exemplar id).
Depois de já ter realizado diversas ações, a iniciativa de moda sustentável, durante a última London Fashion Week, realizou um evento repleto de famosos no último domingo para lançar a primeira Green Carpet Collection (“Coleção Tapete Verde”). Liderada pela designer-ativista Stella McCartney, juntamente com Anna Wintour, da Vogue, e a fundadora do Net-a-Porter, Natalie Massenet, elas receberam nomes como Colin Firth, Paul McCartney, Drew Barrymore, Mario Testino, Salma Hayek, Rita Ora, Samuel L. Jackson, François-Henri Pinault e Peter Blake no Royal Institution da Grã-Bretanha para brindar a primeira coleção cápsula do GCC desenvolvida por uma única marca.
Os treze looks da noite, “delicadamente femininos e com corajosa abstração gráfica”, incluem materiais que são ou reciclados ou certificados sustentáveis, divididos em três partes: uma com quatro vestidos de festa feitos com tecidos de sobra do estúdio de Stella; sapatos e acessórios feitos de materiais reciclados e de forma sustentável, como jóias de latão reciclado e sacos forrados com tecidos feitos de garrafas plásticas recicladas; e uma coleção criada a partir de um tecido orgânico novinho em folha que ela desenvolveu. “Este é um tecido que eu definitivamente vou incorporar em minha própria coleção”, explica a designer. “Nas últimas semanas, estive pensando, uau, tudo isso é feito de materiais reciclados. Na indústria da moda, eles descartam todos esses milhares de metros de tecidos, o que para mim é uma loucura, por isso os estou reciclando”.
A uma distância enorme de estereótipos, a coleção é o “casamento perfeito entre a ética e a estética”, acrescentou Livia. “Esta colaboração inovadora é um momento decisivo para o GCC e muito comovente para mim, como diretora de criação da Eco-Age, e ainda porque Stella foi a primeira grande designer que participou do projeto e é agora a primeira a produzir uma coleção inteira. Esta preciosa coleção exibe tudo o que é único na identidade do trabalho dela, maravilhosamente reforçada pela parceria com o GCC”, complementa.
“É tudo sobre se divertir! Paris é a minha época do ano para desfiles. No restante do tempo, quero fazer algo diferente e emocionante para as pessoas”, finaliza Stella. Missão cumprida. As peças estarão disponíveis nas lojas da designer e do Net-a-Porter em novembro.
Via Low lifestyle – reviewslowlifestyle.com.br
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