Se é a partir de atitudes que ensinamos melhor, a Creche Municipal Hassis, localizada em Florianópolis, está dando um exemplo e tanto para as cerca de 200 crianças que estudam, em tempo integral, na instituição.
Inaugurada em março, ela recebeu o título de primeira creche solar do Brasil. Isso porque o telhado do prédio é todo revestido com placas fotovoltaicas, que produzem toda a energia que a escola necessita – tanto para os aparelhos elétricos e iluminação, quanto para o aquecimento da água usada na cozinha, lavanderia e chuveiros.
De acordo com a prefeitura, com a instalação do sistema solar, a creche economizará cerca de R$ 2,5 mil com energia – e ainda produzirá eletricidade excedente para doar para outras unidades educativas da região. Uma boa ideia para as outras escolas do país adotarem, não?
E não é só isso! Construída de acordo com as diretrizes Leed de construção sustentável, a creche possui, ainda, sistema de captação de água da chuva – usada nos vasos sanitários e nas torneiras do jardim -, horta para cultivo de alimentos orgânicos, dois pequenos bosques com espécies nativas e, até, um parquinho 100% construído com madeira certificada pelo selo FSC.
Veja o vídeo do projeto, abaixo.
Por lá, exemplos não faltam para formar uma nova geração mais consciente e preocupada com o planeta.
Nós adoramos e você?
Foto: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis
Via Débora Spitzcovsky – em Energia – thegreenestpost